Log-in:
(?)
> > > Letra A do Dicionário de Casamento

Letra A do Dicionário de Casamento

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 3
Pontos: 4

Dicionário Guia: os termos mais usados no mundo do casamento

Dicionário e glossário de casamento com a letra A. O que é Acessórios, Adereços para festa, Agência de viagem (Agência de turismo), etc. Confira.

Para consultar o dicionário, basta clicar na letra e, em seguida, nas palavras e expressões de seu interesse.
Caso você tenha alguma dúvida, correção, sugestão ou comentário, fale conosco pelo nosso formulário de contato.

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
Z
Acessórios
Os acessórios são os complementos, alternativos ou não, que compõem o visual da noiva, junto com o vestido de casamento. São os sapatos, buquê, grinalda, coroa, tiara, luvas, terço, joias, etc.
Adereços para festa
Acessórios divertidos, como óculos gigantes, perucas coloridas e boás, que são distribuídos durante a festa do casamento para “quebrar o gelo” e animar os convidados.
Agência de viagem (Agência de turismo)
Empresas que trabalham intermediando a negociação para compra de passagens, hospedagem, cruzeiros, roteiros e pacotes de viagem. Importantes para se conseguir preços diferenciados em viagens especiais como as de férias, bodas e lua-de-mel.
Agenda da noiva
Após montar o Check Lista, a noiva precisa programar sua agenda de tarefas relativas aos preparativos do casamento, considerando o tempo que falta até o Grande Dia, para que tudo saia conforme planejado, sem correrias. A agenda pode ser impressa ou digital. Nesse caso, pode ser gerenciada através de um computador, celular, tablet, etc. Um casamento leva, em média, um ano para ser organizado, mas isso não é regra, pode variar de um casal para outro.
Álbum de fotos
Livro ou caderno em que serão montadas as principais fotos do casamento. Os álbuns podem ser tradicionais, com as fotos coladas nas páginas, ou digitais, em que o profissional utiliza um computador para montar as páginas com as fotos (diagramar) para, em seguida, imprimi-las e encaderná-las. Em geral, o fotógrafo contratado dispõe de vários modelos de álbuns, industrializados ou artesanais, para a noiva escolher.
Aliança de bodas
Quando comemoram aniversário do casamento, alguns casais trocam alianças especiais, como no caso das bodas de ouro (50 anos), cujas alianças costumam ser confeccionadas em ouro amarelo com folhas de hera gravadas, simbolizando a fidelidade. Em alguns casos, os noivos mantêm as alianças do casamento, acrescentando apenas algum detalhe, como uma pedra que simboliza a data ou uma gravação.
Aliança de casamento
Par de anéis especiais trocados pelos noivos no dia do casamento e que passam a ser usados por eles como símbolo do amor e do compromisso firmado. Não se sabe ao certo se o costume veio de uma antiga prática judaica ou o velho hábito hindu de usar um anel para simbolizar o casamento, incorporado posteriormente pelos gregos e romanos.
Aliança de compromisso
Durante o namoro, alguns casais trocam alianças de compromisso, como jura de amor e respeito mútuo durante o relacionamento. Essa aliança não indica, necessariamente, que os dois pretendem se casar no momento, mas que estão juntos e permanecerão fiéis a essa relação. Em geral, usa-se uma aliança de prata na mão direita.
Aliança de noivado
Para formalizar o pedido de casamento o noivo pode presentear a noiva com uma aliança de noivado e também passar a usar uma. Essa aliança pode ser de ouro, um anel de diamante ou outra pedra. Se for uma aliança de ouro, ela costuma ser usada na mão direita, passando para a esquerda no casamento. Quando é um anel com pedra, a noiva pode escolher em que mão usará.
Altar
Espécie de mesa que simboliza a presença de Deus numa cerimônia religiosa. É no Altar que ocorre os momentos mais emocionantes do casamento, como a hora do sim, a troca das alianças e o beijo. É também diante do altar que os noivos declaram seus votos de compromisso e fazem o juramento de amor.
Americano (buffet)
Tipo de buffet em que a comida é disposta em ilhas (mesas grandes) e os próprios convidados se servem, à vontade. Há uma variação em que apenas os acompanhamentos (guarnições, saladas e sobremesas) ficam à disposição nas ilhas, enquanto que as carnes são servidas por garçons.
Amor
Sentimento considerado a base de um relacionamento feliz e sustentável, que pode evoluir de namoro para noivado e consequente casamento. Na vida do casal, todas as coisas são acessórias ou transitórias quando o relacionamento tem como coluna central o chamado “sentimento maior”.
Animação
Para garantir a animação na festa do casamento, os noivos podem contratar músicos, bandas, DJs além de atrações epeciais, como comediantes, apresentação de danças, artistas circenses, bartenders etc.
Arquitetura de interiores
Durante uma construção ou reforma, um bom trabalho de arquitetura de interiores ajudará a planejar e adequar cada espaço da nova casa ou apartamento ao estilo e necessidades dos recém-casado, garantido beleza, conforto e funcionalidade. A dica é pesquisar um pouco sobre o assunto e contratar um profissional especializado.
Arroz
Uma tradição milenar oriental (provavelmente chinesa ou hindu) manda que, na saída do casamento, os noivos recebam uma chuva de arroz lançada pelos convidados, simbolizando votos de fertilidade e prosperidade ao casal. Por preferência dos noivos ou regras da igreja escolhida, a chuva de arroz tem sido substituída em alguns eventos por chuva de pétalas de rosa, chuva de prata, ou similares.
Artesanato
Alguns casais, em nome da economia, sustentabilidade do evento ou por uma questão de preferência pessoal, têm acrescentado elementos artesanais no casamento. O artesanato pode ir desde a decoração até as lembrancinhas, passando pelos noivinhos do bolo, convites, etc. São peças criadas por artistas especializados ou pelos próprios noivos e familiares, que imprimem um toque personalizado e único ao evento.
Árvore de Digitais (Fingerprint Tree)
Um quadro com o desenho de uma árvore sem folhas colocado no local da recepção do casamento. Cada convidado deve molhar um dedo em tinta colorida (de preferência, um polegar) e carimbar um galho da árvore com a digital, como se fosse uma folha. A Árvore de Digitais pode substituir ou complementar o livro de presenças do casamento.
Assessor de casamento
Considerado o anjo da guarda do casamento, o assessor de casamento é o profissional contratado para planejar e cuidar de todos os detalhes do evento, desde o levantamento de preços até a contratação e fiscalização dos serviços. Esses profissionais costumam oferecer pacotes completos, personalizados ou a chamada “Assessoria do Dia”, de acordo com o desejo e disponibilidade do casal.
Assessoria
É o trabalho do Assessor de Casamento (ou Wedding Planner) que é contratado pelos noivos para organizar o evento. Vide: Assessor de Casamento
Atraso
Conforme a Etiqueta de Casamento, para as noivas, o atraso máximo admitido na cerimônia é de 30 minutos, dependendo se haverá outro casamento em seguida ou não. Cuidado, muitas igrejas possuem regras próprias sobre atraso. O melhor é não se atrasar (muito). Para isso, faça uma simulação do trajeto ao local da cerimônia no mesmo horário e dia da semana que acontecerá o evento.
Aula de dança
Atualmente, várias academias ou profissionais da dança ofereçem aulas para noivos e/ou padrinhos que desejam fazer bonito no dia do Casamento. Os ritimos são os mais variados: samba gafiera, rock soltinho, bolero, zouk, samba rock, forró, lambada, dança do ventre, tango, etc.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: