Log-in:
(?)

Encontre no Guia

A História do Véu da Noiva

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0
Na história, há registros sobre o uso de véu em diversas culturas. Em geral, esse acessório feminino está associado a costumes religiosos, mas também já foi usado para proteção e até para sedução

Noiva com véu tradicional | Foto: Benjamin EarwickerNão se sabe a origem exata do costume feminino de se usar véu. O fato é que, até hoje, várias culturas defendem o uso desse acessório não só durante o casamento ou em eventos sociais mas também no dia-a-dia das mulheres, em especial das casadas.

Os motivos para o uso do véu tem diversas explicações, de acordo com a cultura e época: como símbolo de castidade, para proteger do sol e dos insetos, para sedução. Na Grécia antiga, o véu era usado pelas noivas para protegê-las do mau olhado ou do assédio de outros pretendentes. No filmes dos anos 40 e 50, era comum as divas aparecerem nas telas com o rosto coberto por clássicos voilletes, como Joan Fontaine, em “As Mulheres”.

Em geral, o uso do véu está ligado a costumes religiosos. Há relatos na cultura da Mesopotâmia (usado em homenagem a Ishtar, deusa da fertilidade e da primavera, cuja mitologia está relacionada à origem da Dança dos Sete Véus). Também na religião judaica e islâmica o véu é adotado desde a antiguidade, em cerimônias religiosas e/ou ocasiões sociais.

Na religião católica o véu não é mais obrigatório atualmente, mas ainda é utilizado em algumas cerimônias, em especial no casamento. Outras religiões cristãs se baseiam em interpretação própria do ensinamento do apóstolo Paulo para adotar o acessório para as mulheres em cerimônias: "Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu." (1 Coríntios 11:6).

Os véus de noiva costumam ser feitos de tule (liso, com gotas, francês, cintilante, etc.), ou de renda. Normalmente o véu fica preso na cabeça com um acessórios (grinalda, aplique, etc.). Eles podem ficar por cima do cabelo ou por baixo (depende da ênfase que se quer dar ao penteado), mas devem sempre combinar com o estilo do vestido. Veja na próxima matéria do Guia de Casamento sobre o tema que existem tipos, tamanhos e acabamentos variados de véu de noiva.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Multicotação
Publicidade


www.guiadecasamento.com.br - © 2001-2014 - Todos os direitos reservados

Realização Vega Web

Compartilhe: