Log-in:
(?)

O Sapato do Noivo

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0

Dicas para os noivos escolherem o calçado certo para o casamento

Além de confortável, o sapato do noivo precisa ser elegante, combinar com seu traje e com o estilo do casamento. Confira nossas dicas e escolha o modelo e cor de calçado certo para o Grande Dia

Sapatos para noivo, padrinhos e convidadosNa hora de definir o traje para o casamento, um dos acessórios masculinos mais importantes é o sapato do noivo. Além de completar o visual do homem, os sapatos terão a função de garantir elegância e conforto durante a longa jornada do evento, da entrada na igreja à última dança da festa. E nessa hora, nem o modelo mais caro e elegante justifica (ou alivia) um calçado apertado e machucando o pé. Pensando nisso, o Guia de Casamento separou algumas dicas para facilitar a escolha de sapato para noivo, que também podem ser aplicadas aos calçados dos padrinhos, pais e convidados.

Escolhendo o Modelo Certo

Primeiro de tudo: sapato não é tudo igual! Hoje em dia existem diversos modelos de calçados masculinos, como derby (ou blütcher), monk, oxford, penny, brogue, loafer, side gore, além de mocassins, docksides e sapatênis. A dica geral é: para casamentos tradicionais, escolha um modelo de amarrar, clássico e de qualidade: feito de couro, inclusive o solado (no máximo com insertos de borracha, para pisos mais lisos) com salto de madeira e poucos apliques, elegante e discreto.

À noite, os sapatos do noivo podem ser envernizados. Eventos durante o dia pedem modelos com menos brilho, mas sempre bem tratados, limpos e engraxados. Se possível, use um sapato novo ou com solado em bom estado, pois ele ficará em evidência quando o noivo estiver de joelhos no altar. Destaque para os modelos derby e oxford. Os sapatos dos padrinhos podem ser um pouco mais descontraídos, inclusive com modelos sem cadarços, como os side gores, mas sempre elegantes e combinando com o traje.

A cor do sapato do noivo

Para um visual clássico, a regra para a cor dos sapatos do noivo, padrinhos e convidados é simples: para ternos e fraques pretos ou em tons escuros, como azul marinho e cinza, sapatos escuros, preferencialmente pretos. Para os trajes em tons mais claros de bege, marrom ou marfim, sapatos marrons. Calçados brancos somente com roupas brancas.

Fuja de sapatos de duas cores ou em cores menos usuais, como vermelhos, vinho, cinza, azul, etc. a não ser em eventos mais despojados. As meias geralmente combinam com a cor da calça. Ternos escuros pedem meia social preta comprida. Para sapatos marrons e ternos beges, as meias podem ser marrons ou bege. Alguns noivos modernos têm adotado a moda das meias coloridas para descontrair o momento, combinando com os padrinhos ou com a cor do sapato da noiva.

Sapatos alternativos e despojados

Eventos alternativos e diferentes, de casais jovens e realizados em ambientes mais descontraídos, como a praia, permitem calçados masculinos mais despojados, como modelos feitos em camurça, docksides, mocassins e até sapatênis. Mas, para quem vai ficar nos modelos clássicos, mensagens divertidas no solado podem garantir um momento de descontração na cerimônia. Afinal, como disse o famoso psiquiatra Carl Jung “O sapato que se ajusta a um homem aperta o outro; não há nada para a vida que funcione em todos os casos.”

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: