Log-in:
(?)
> > > Moda Casamento: Suspensórios para Noivos e Padrinhos

Moda Casamento: Suspensórios para Noivos e Padrinhos

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0

Dicas para noivos e padrinhos que desejam usar suspensórios no traje

Conheça um pouco da história dos suspensórios e confira dicas de como o noivo, padrinhos e pajens podem usar essas versáteis tiras para compor os trajes masculinos do casamento

Suspensórios no casamentoSuspensórios são tiras que passam sobre os ombros e se prendem ao cós da calça, na frente e atrás, para segurá-la (ou "suspendê-la").  Criado no século XIX, esse assessório passou por diversos altos e baixos. Como a moda está sempre se reciclando, eles acabaram voltando a compor o vestuário masculino, tanto casual quanto social. Hoje é muito comum ver noivos, padrinhos e pajens usando as tiras, com ou sem terno, para transmitir um ar jovial e descontraído ao look do casamento.

História dos suspensórios

Embora já houvesse precursores, os suspensórios modernos foram criados em 1820 por Albert Thurston. Em 1871, o escritor Mark Twain patenteou nos Estados Unidos um acessório masculino que chamou de ADSG (“Correias Ajustáveis e Destacáveis para Vestuários”, na sigla em inglês). Após a I Guerra Mundial (1914-1918), os suspensórios perderam a exclusividade na função de segurar as calças dos homens para o cinto, que se popularizou a partir do seu uso nos uniformes dos soldados.

Antes tido como peça íntima masculina, os suspensórios eram feitos de couro e não podiam ficar aparentes, isso era considerado vulgar e deselegante. Mas com o tempo, essa peça saiu de baixo dos ternos smokings e virou símbolo de rebeldia entre os jovens (vide tribos como os punks e skinheads nos anos 1980) e até de modernidade (hoje com a moda vintage e boho chic).

Versatilidade das tiras

Na verdade, é possível compor looks em diversos estilos, combinando suspensórios com diferentes modelos de calças e camisas, além de outros acessórios. Tem até quem use essas versáteis tiras presas a calças jeans, compondo o visual com camiseta de malha e chapéu retrô, num estilo descolado, bem street wear. Hoje em dia existem vários modelos de suspensórios: lisos, estampados ou listrados, de cores neutras ou fortes, elásticos ou ajustáveis, presos por botões ou presilhas, com tiras paralelas, em “X” ou em “Y” nas costas.

Suspensórios para noivos, padrinhos e pajens

Para cerimônias de casamento durante o dia, os noivos podem optar por uma calça de alfaiataria cinza ou bege, suspensórios na mesma cor ou próxima, camisa clara e gravata (de preferência modelo borboleta). Para a noite, uma sugestão é inverter os tons: camisa e calça escura e suspensórios claros. Se a calça não tiver botões no cós para prender os suspensórios, utilize um modelo com presilhas. Os padrinhos e pajens podem seguir o estilo do noivo, utilizando tons um pouco diferentes. Não esqueça de completar o visual com sapatos adequados e uma flor de lapela. Nunca utilize cinto junto com suspensórios. Ou uma coisa, ou outra! Em geral, chapéus até podem ser usados, mas são dispensáveis.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: