Decoração de Quarto Montessoriano para Crianças

Você já ouviu falar em Quarto Montessoriano? E método de educação Montessori? O Guia de Casamento foi pesquisar para você e traz aqui dicas de como aplicar no quarto das crianças móveis, acessórios e técnicas de decoração que poderão fazer diferença no comportamento e desenvolvimento dos pequenos.

Maria Tecla Artemesia Montessori (1870-1952) foi uma médica e educadora italiana que criou a Pedagogia Científica, mais conhecida atualmente como “Método Motessori”, um conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos que revolucionaram a forma de se ver e educar as crianças. A técnica se baseia em seis pilares fundamentais:

Maria Montessori

Maria Montessori

  1. Autoeducação: a criança é estimulada a aprender de forma natural, em seu tempo e usando sua curiosidade nata.
  2. Educação como ciência: o educador utiliza o método científico da observação para acompanhar a educação infantil.
  3. Educação Cósmica: “cosmos” se refere à organização, em contraponto ao caos. A educação deve ser desenvolvida de forma organizada.
  4. Criança Equilibrada: É a criança em seu desenvolvimento psicopedagógico natural, no ritmo e nível condizentes com sua idade e condições físicas.
  5. Adulto Preparado: A criança deve ser acompanhada por um adulto (professor, pais, etc.) que conheça as fases da infância e esteja apto a aplicar métodos para o aprendizado.
  6. Ambiente Preparado: o local onde a criança aprende deve ser adequado a ela, física e psicologicamente. Casa e escola deve apresentar objetos que estimulem a interação e aprendizado.

Método de educação Montessori

E é para tornar o quarto de seu filho um “ambiente preparado”, de acordo com o método criado por Maria Montessori que foi criado o conceito do Quarto Montessoriano. Nele, o ambiente é pensado sob a perspectiva da criança e com vistas ao seu desenvolvimento e aprendizado. Então nada de objetos inacessíveis, prateleiras altas, cadeiras gigantes, camas ou berços instransponíveis para os pequenos.

Confira dicas para montar um Quarto Montessoriano para seus filhos

Cama

  • Nada de berços altos ou camas difíceis de subir. Aposte em uma cama baixa, com livre acesso para a criança. Pode ser só o colchão sobre um estrado, tapete ou tatame de EVA, para fazer o isolamento térmico.
  • Se ainda for bebê, utilize almofadas de proteção, para evitar que ele role (aquelas usadas em berços).
  • Para crianças maiores, pode ser utilizada uma cama um pouco mais alta, ou tatame estilo oriental, desde que seja fácil para ela se deitar ou sair sem precisar de ajuda ou correr risco de queda.

Espelho

  • Tenha um espelho na parede, na altura da criança, para que ela possa se observar (horizontal ou vertical, de acordo com a idade). Isso estimula a autoidentificação.
  • Se ela estiver aprendendo a se levantar ou andar, coloque uma barra de apoio no comprimento do espelho, na parte superior, para que a ela se segure.
  • Para os pequenos, o espelho deve estar bem colado na parede ou em uma base de madeira bem fixa, para evitar acidentes.

Brinquedos

  • Os brinquedos devem estar sempre ao alcance da criança.
  • Mas não coloque muitos brinquedos de uma vez. Libere uma pequena quantidade e vá revezando a cada 15 dias.
  • Para os bebês, opte por móbiles que fiquem ao alcance deles.
  • Dê preferência a brinquedos educativos, como os tradicionais de madeira.
  • Prateleiras (sem quinas), caixa ou baldes ajudam na organização dos brinquedos. A criança deverá ser orientada a guarda-los após o uso.

Quarto Montessoriano

Outros

  • Nada de “casa de gigantes”. Os móveis devem ser adequados ao tamanho da criança, como cadeiras, mesas, puffs etc.
  • Instale prateleiras (sem quinas) na altura dos pequenos e coloque livros adequados à idade deles.
  • Coloque armários baixos com algumas (poucas) peças de roupas e calçados para estimular que a criança escolha e aprenda a se vestir.

É importante ressaltar que a decoração do quarto é apenas uma das medidas para a implantação da Educação Montessoriana das crianças, que pode se completar através da preparação dos pais e do estudo em escolas que seguem os pilares do método.

Marcelo Martins

Web designer e redator

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *