Noivinhos 3D para Topo de Bolo de Casamento

Um dos detalhes que surpreenderam os convidados do casamento da atriz Cacau Protásio com o fotógrafo Janderson Pires – ocorrido no Rio de Janeiro, no dia 24 de julho – foi o topo de bolo que os noivos escolheram: uma escultura realista do casal, em miniatura.

Cacau e Janderson impressos em 3D

Topo do bolo de casasamento de Cacau e Janderson impressos em 3D. (reprodução Instagram/cacauhygino)

Hoje em dia existem diversos artistas que fazem esculturas “humanizadas”, bem parecidas com os noivos, em biscuit ou resina, para o topo de bolo de noiva. Mas a tecnologia da impressão em três dimensões está ganhando cada vez mais espaço como alternativa ao trabalho artesanal. No Brasil existem duas técnicas básicas para a confecção desses noivinhos 3D:

Impressão de Noivinhos 3D para Topo de Bolo de Casamento

Na mais simples, os noivos enviam fotos de frente e de perfil para a empresa criar os modelos virtuais no computador. Em seguida as peças são impressas em resina. Os bonequinhos, com cerca de 14cm, podem vir em diversas posições e já vestidos como noivos. O custo desse tipo de topo de bolo gira em torno de R$ 700 o casal. O trabalho leva cerca de um mês para ser entregue.

Em outra técnica para criação de noivinhos 3D, o casal entra, individualmente, em uma máquina onde é escaneado de corpo inteiro. O resultado é um molde digital com a posição e detalhes exatos do momento, como cores, roupas, cabelos, acessórios etc. As posições disponíveis são mais limitadas e, se o casal quiser que os bonecos saiam vestidos de noivo e noiva, precisarão ser escaneados já com esses trajes. Não há como mudar roupas, cabelos ou poses depois. O custo dessa técnica também é mais alto: cerca de R$ 2.500 o casal.

Em ambas as técnicas, os resultados são incríveis: miniaturas quase perfeitas do casal, feitas com impressora 3D, e que parecem ter vida. Por ser uma novidade, o produto ainda tem poucos fornecedores no mercado mas, à medida que a tecnologia se desenvolve e se populariza, a tendência é que mais empresas venham oferecer noivinhos assim, cada vez mais realistas e a preços mais acessíveis.

Marcelo Martins

Web designer e redator

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Nanci Caires disse:

    Olá, por gentileza gostaria do contato com os produtores desse tipo de reprodução em 3D, grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *