Casamento no civil

Tudo que noivos precisam saber sobre casamento no civil

Com tantos detalhes para resolver sobre a cerimônia de casamento e a festa, a parte burocrática, ou seja, o casamento no civil, acaba ficando de lado. Este processo é tão ou mais importante que os demais, visto que apenas ele garante ao Estado a existência do casamento. Por isso, programe-se para não deixá-lo de lado.

Casamento no civil

O casamento no civil

Casar no civil significa formalizar o vínculo que existe entre o casal, que inclui compartilhar despesas, bens de consumo (casa, carro, conta bancária etc) e, futuramente, filhos. A intenção é sempre a de tornar a relação eterna, mas, em alguns casos, o convívio e alguns problemas podem levar ao fim do casamento. A formalização no civil é importante, principalmente nesse aspecto, para que não haja injustiça na divisão dos bens.
A união estável, nos termos da lei, é a convivência pública, contínua e duradoura, e também a constituição familiar. O documento no civil formaliza os sentimentos e os deveres do casal, um para com o outro.

Documentação necessária

Sim, por mais que os casais digam que tudo está pronto, sempre falta algo. Por isso, é importante deixar tudo separado antecipadamente, evitando problemas e constrangimentos futuros. Se você ainda não reservou tudo aquilo que precisará para a cerimônia no civil, atente-se ao que não pode esquecer:
– RG original;
– Certidão de nascimento atualizada;
– Comprovante de residência original;
– Duas testemunhas com RG original.
No dia do cerimonial é preciso que haja a presença de duas testemunhas (se o casamento não for realizado no cartório, serão necessárias quatro testemunhas), que também serão os padrinhos do casamento no civil. Fica a cargo dos noivos escolherem os mesmos padrinhos da igreja ou optar por outras pessoas. As testemunhas não devem se esquecer de levar os RG original.
Fique atento: é necessário pagar uma taxa no cartório. Verifique o local mais próximo de sua casa e se informe sobre os preços.

Se os noivos são viúvos, estrangeiros ou divorciados, veja a lista dos documentos necessários para o casamento no civil.

Como deve ser o vestuário

As vestimentas de ambos, noivos e padrinhos, é simples. O uso de roupas social é imprescindível para todos. A noiva pode inovar no civil, e ainda que vá casar de branco na igreja, pode optar por outras cores de vestido, que pode ser, mais simples e ousado ou mais tradicional e sério. Veja algumas opções de roupas para o casamento no civil.

Confira também:
Casamento Civil – Guia Completo

24 Resultados

  1. JANE MARIA TELES SOARES disse:

    TEM QUE PAGAR PARA ATUALIZAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO PARA CASAMENTO???

  2. JANE MARIA TELES SOARES disse:

    OLA, MEU NOIVO É DIVORCIADO SÓ TEM A CERTIDÃO DE DIVORCIO, SERVE PARA CASAR???

  3. Diogo disse:

    Eu sou de uma cidade e minha noiva de outra eu , o cartorio disse q eu tenho q pagar uma taxa pke eu sou de outra cidade isso e possivel ?pagar taxa de certidao so por eu ser de outra cidade ?

  4. Edna disse:

    paguei pra casar no civil, posso trocar pra o juíz vir na festa ?

    • Normalmente, o pagamento das taxas servem para cobrir as despesas do cartório e são definidas em tabela. Qualquer acerto diferente deve ser feito diretamente com o cartório ou com seu juiz.

  5. aline disse:

    Olá estou noiva quero me casar, mais em meu cartório não está fazendo casamento e vai demorar uns 3 meses, mais tenho pressa, queria saber se com o comprovante de residência da minha cidade posso pôr os papéis em outro cartório?

    • Primeiro, é importante conferir se o cartório próximo de sua residência não está aceitando entrada dos papéis do casamento nem para transferência. Você também pode tentar em outro cartório da sua cidade, ou próximo da residência do seu noivo (se for em outro bairro/cidade). É importante orientar-se com o cartório mais próximo de sua casa.

  6. Thais da Silva Loredo disse:

    Boa tarde. Meu esposo não tem comprovante de renda em seu nome, ele pode pedir uma declaração de comprovante de renda na Associação de Moradores? A associação é legalizada com reconhecimento em firma.

    • Comprovante de renda não é necessário para o Casamento Civil. No caso do comprovante de residência, deve ser uma conta, como água, luz ou gas em nome do requerente. Para outros casos, é melhor entrar em contato com o cartório.

  7. Valéria disse:

    O casamento no civil deve obrigatoriamente ser realizado na cidade de residencia dos noivos ou pode ser em outra cidade, por exemplo, na cidade em que trabalha um deles?

    • É preciso dar entrada nos papeis para o casamento civil em um cartório próximo à residência dos noivos, mas é possível solicitar uma Transferência para que o casamento seja realizado em um cartório diferente (outro bairro, cidade ou estado). Confira os procedimentos junto ao cartório em que dará entrada nos documentos.

  8. paula disse:

    é obrigatorio ter 2 testemunhas ?

  9. Rebs disse:

    Para marcar o casamento no civil tem que ir os dois noivos? Moro em Sp e meu noivo está em Natal, iriamos nos casar em dezembro porém ele só podera vir no dia em que deverá ocorrer o casamento…
    Posso ir marcar sozinha?

    • Para dar entrada no processo de habilitação do Casamento Civil, o casal deve ir junto ao cartório. Mas, se houver algum impedimento para um dos dois, esse poderá registrar uma procuração e mandar alguém em seu lugar no dia, junto com sua noiva ou noivo, para dar entrada no casamento.

  10. Lanny disse:

    Vou casar e nem sei por onde começa…Não farei cerimônia religiosa, mas quero fazer com vestido de noiva, festa e tudo.. será com a pessoa do Civil realiza cerimônia sem ser no cartório? ??

  11. Vanessa disse:

    Se eu morar a 3 anos com o meu esposo e quiser casar ,serve um só comprovante de residência?

    • É preciso um comprovante de residência para cada um, em nome dos noivos, dos pais ou avós, que constem na certidão de nascimento. Também pode ser uma declaração do proprietário do imóvel, se for alugado.

  12. Denise disse:

    Não sei o que fazer para melhorar meu casamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *