Log-in:
(?)

Encontre no Guia

> > > Dicas para Não Errar na Escolha do Buffet

Dicas para Não Errar na Escolha do Buffet

Avaliação:
5
Votos: 0
Pontos: 0
Responsável por uma grande parte das despesas de eventos como o casamento, o buffet é um dos serviços mais importantes da festa. Veja um verdadeiro check-list para não errar na hora de contratar um

O Buffet é um dos serviços mais importantes de sua festa, seja casamento, bodas, debutantes, etc.

Veja abaixo um check-list cheio de orientações para que você não erre e transforme seu sonho em realidade, com muito sabor e elegância!

1. Momento da Contratação

O ideal é contratar o serviço de buffet 6 a 12 meses antes da cerimonia.

Quanto mais cedo você contratá-lo mais fácil será assegurar a disponibilidade da data e o tempo necessário para organização de outros detalhes.

Dicas de Buffet2. Saber o que o buffet oferece

Para escolhê-lo você precisa saber aquilo que ele oferece, tendo em vista o número de serviços e profissionais necessários para organização de uma festa. Alguns buffets passaram a oferecer estrutura e serviços quase que completos para de facilitar a contratação de fornecedores e minimizar o custo total.

A oferta de estrutura / serviços como mesas e cadeiras, cristaleria, decoração, DJ, entre outros, facilita a organização geral da festa e reduz significativamente os custos, já que a contratação desses serviços se faz desnecessária e o preço cobrado dentro de um "pacote" é geralmente inferior àquele contratado individualmente.

3. Tipo de Festa

O Primeiro detalhe fundamental é definir o tipo de festa e os cardápios.

Pode ser: Jantar, Coquetel, Almoço ou Brunch.

Todas as opções sugeridas possuem variados cardápios e estes devem ser escolhidos com muita atenção.

Existem buffets que, apesar de oferecerem cardápios prontos, são bastante flexíveis, possibilitando mudanças de alguns itens, ajustando da melhor forma possível sua composição.

A data deve ser informada e o número de convidados também deve ser definido, com quebra de lista ou desconsideração de cerca de 10% do total do número dos convidados. Para o fechamento do número mais aproximado de presentes, a margem para excedentes é de no máximo 20%, já que uma maior quantidade pode comprometer a execução do serviço.

4. Degustação - A Escolha de Acordo com o Gosto dos Noivos

Combinação perfeita: entrada, saladas, carnes, massas e acompanhamento, além dos coquetéis, é claro, que deverão ser previamente bem definidos.

Alguns buffets oferecem degustação aberta, ou seja, os noivos podem realizá-la antes do fechamento do contrato, e outros apenas realizam degustações fechadas, após a contratação e escolha de cardápios, de uma ou mais opções de menu, a serem definidas na própria degustação.

Para a sobremesa pense com carinho, já que estará oferecendo, além dela, delicados doces e bolo, podendo tornar-se inclusive opcional.

5. Bebidas

A maioria dos buffets já inclui em seus cardápios alguns tipos de bebidas. Geralmente incluem inicialmente bebidas não alcoólicas, como água, refrigerante e sucos. Certifique-se da quantidade oferecida e ainda de que elas serão servidas durante toda a festa.

Existe ainda a taxa de rolha para whisky, espumantes e vinhos, verifique se é cobrado e quais os valores. Junto àqueles que não cobram taxa de rolha, verifique se os preços de distribuidores e ou fornecedores de bebidas em consignação equiparam-se com os cobrados pelo buffet.

Você não é obrigado a comprar bebidas da casa, mas tudo é questão de analisar preços e pacotes oferecidos.

6. Local e Estrutura Interna

O Buffet geralmente oferece seus serviços básicos de estrutura interna que compreende toda a equipe de segurança, limpeza, garçons, copeiras, maitre, coordenação, etc.

A contratação desses profissionais não é comum por parte dos noivos já que o buffet fica responsável pela eficiência, administração e prestação do serviço.

Verifique o local da festa, o estado de materiais a serem utilizados, visite banheiros, cozinha etc.

Não se esqueça do horário: alguns lugares têm horário para encerramento.

7. DJ

Para os serviços de música, muitas casas passaram a oferecer bandas ao vivo, pianista ou DJ em seus pacotes.

A contratação por fora pode ser uma opção mais cara e, caso você possa verificar com cautela a qualidade dos serviços e a possibilidade de definir estilos musicais com os profissionais indicados, não há nenhum problema na utilização desse serviço como agregado.

8. Casamento Civil ou Cerimônia no Local

Hoje em dia é muito comum a realização de cerimonias civis e religiosas no próprio local da festa. Verifique as possibilidades de montagem para tanto.

9. Sem Mais

Não faça acordos verbais.

Na hora de fechar o contrato com o Buffet escolhido, verifique se estão corretos: cardápio, bebidas e sua quantidade, equipamentos, taxas adicionais, formas de pagamento e cobrança em caso de quebras ou danos de utensílios e materiais do buffet.

Pesquise bastante, procure profissionais conhecidos no mercado. Analise bem cardápios e valores. Os preços variam muito.

Comprar pacotes sempre é mais barato, mas assegure-se sempre da qualidade de todos os serviços oferecidos.

O pagamento pode ser à vista, mediante bom desconto. No entanto, não é o mais indicado. Geralmente é cobrado um sinal no fechamento do contrato e o restante para pagamento dias antes do evento ou ainda parcelado.

Boa sorte! Com todas essas dicas você não vai errar.

Sobre a autora:

Isabela Palacios
Depto Marketing
Buffet Apollinari Jardins

Multicotação
Publicidade


www.guiadecasamento.com.br - © 2001-2014 - Todos os direitos reservados

Realização Vega Web

Compartilhe: