Log-in:
(?)
> > > Dicas de Gastronomia para Lua de Mel em Roma

Dicas de Gastronomia para Lua de Mel em Roma

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 2
Pontos: 5

Roteiro gastronômico para quem vai para a Itália

Vai viajar para Roma em lua de mel ou a passeio? Confira esse roteiro gastronômico, com dicas do que pedir em bares, restaurantes e pizzarias, além de alguns aspectos culturais da cidade

Roteiro gastronômico e cultural de RomaAlém de todas as atrações culturais, históricas e religiosas, Roma se destaca por sua riqueza gastronômica. E como passear pela capital da Itália, seja de férias ou em lua de mel, sem fazer uma pausa para um café, um lanche, uma bela pizza ou um jantar romântico à base de vinho e uma maravilhosa pasta secca?

O roteiro gastronômico de Roma é extenso e surpreendente: vai desde a culinária tradicional da capital, aos pratos de outras regiões do país, além de sua reconhecida cozinha internacional. São queijos, vinhos, massas, peixes, trufas... além da cultuadíssima cozinha mediterrânea do litoral do país. Confira abaixo algumas dicas de gastronomia e costumes locais para que sua viagem à Roma seja ainda mais deliciosa:

Mangia che te fa bene!

1. Bairro boêmio: Um bom lugar para um aperitivo ou jantar romântico é o bairro Trastevere (localizado na margem ocidental do rio Tibre, ao sul do Vaticano), na chamada região boêmia de Roma. Os restaurantes do local são bem concorridos mas valem a pena.

2. Opções: No cardápio, das massas infinitas e saladas à tradicional pizza, que costuma ser individual e mais simples que a brasileira (com bem menos recheio), mas é uma delícia! Carnes e peixes também são uma boa pedida em Roma.

3. Cardápio imperdível: Alguns pratos típicos de Roma que vale a pena conferir: bucatini (ou outra pasta) all'amatriciana (molho de tomate fresco com pancetta), pasta alla carbonara (molho branco com ovo, pancetta e cebola), fiori di zucca fritti (flor de abóbora frita), coda alla vacinara (rabo de boi com molho de tomate, salsão e cenoura).

4. Para beber: Está com sede? Você pode beber a água das fontes de Roma tranquilamente. Todas são potáveis. Se quiser um suco de laranja, peça uma “spremuta di arancia”, pois "aranciata" é refrigerante de laranja! E se preferir um chope, peça uma “birra alla spina”, mas lembre-se que, na Itália, seu chopinho não é servido gelado como no Brasil. E, claro, vinho nacional!

5. Gelato: E para a sobremesa, sorvete! De nociola (avelã), de amarena (cereja silvestre) ou straciatella (flocos). Fugindo um pouco dos sorvetes, a dica é o famoso (e obrigatório) tiramisu italiano.

7. Balcão ou mesa: Se for a um bar ou lanchonete que tenha balcão e mesinhas do lado de fora, você não pode fazer seu pedido no balcão e sentar-se nas mesas para comer, pois o preço cobrado na mesa pelo garçon é diferente (bem mais caro). Também é normal o garçom trazer seu pedido na mesa e já cobrar a conta na hora.

8. Gorjetas: Normalmente os restantes não cobram gorjetas, mas se você desejar pagar, pode oferecer algo em torno de 10%. Por outro lado, muitas casas cobram uma taxa de serviço individual chamada “coperto”, referente ao uso das mesas e manutenção da casa.

Uma coisa é certa: sua viagem de lua de mel ou a passeio para Roma, além de paisagens, terá sabores inesquecíveis. Difícil vai ser manter a dieta! Mas, quer saber? Você está na Itália! Mangia...

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: