Log-in:
(?)
> > > Como Colocar uma Mesa Formal para Casamento

Como Colocar uma Mesa Formal para Casamento

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0

Veja como posicionar pratos, talheres e copos sobre as mesas da recepção

Dica de etiqueta: veja um passo a passo de como montar uma mesa formal, colocando pratos, talheres e taças nos lugares certos para uma recepção elegante de casamento, com serviço à francesa

Detalhe de mesa para casamentoSe você pretende servir um almoço ou jantar no buffet do Grande Dia e deseja que o evento tenha um estilo mais elegante, é importante saber como colocar uma mesa formal para casamento. Um salão de recepção sofisticado, com mesas bem montadas sempre surpreende e agrada a todos os convidados, que se sentem privilegiados em viver esse momento junto com os noivos.

Veja passo a passo como devem ser colocados os pratos, talheres, copos e taças para que as mesas do seu evento estejam alinhadas às regras básicas da etiqueta social. Vamos considerar que na recepção serão servidos uma sopa de entrada, um prato de peixe, um prato de carne vermelha e uma sobremesa, com serviço à Francesa.

Colocando a mesa para uma recepção formal de casamento

  1. Se for usar jogo americano sobre as mesas, escolha um de tecido que combine com a decoração e com os pratos e talheres que serão usados pelos convidados.
  2. Coloque na mesa, diante do acento do convidado, o sousplat (ou prato de serviço). Essa peça permanecerá no local durante todo a recepção.
  3. Em seguida, sobre o sousplat, vem o prato principal. Durante a refeição, esse prato será substituído pelo garçom na passagem do peixe para a carne.
  4. Sobre o prato principal coloque o prato de entrada para a sopa. Se for servir salada, o prato para ela será colocado no lugar do prato da sopa.
  5. Em seguida vem os talheres, que devem ser colocado de fora para dentro, na ordem em que serão utilizados. As facas vêm à direita, com os cortes voltados para o prato, junto com a colher de sopa, e os garfos à esquerda. Primeiro a colher da sopa (a), à direita, mais afastada dos pratos. Em seguida o talher do peixe (b) e depois o talher da carne (c), mais próximo dos pratos.
  6. Na parte da frente dos pratos, ao centro, virá o talher de sobremesa: uma colher com o cabo para a direita (d) e um garfo (e), mais perto dos pratos, com o cabo para a esquerda. Se houver necessidade, coloque também uma faca (f), entre o garfo e os pratos, com o cabo para a direita e corte voltado para dentro.
  7. O guardanapo, de tecido, dobrado ou preso por um suporte, pode vir dentro do prato de entrada ou do lado esquerdo, após os garfos. Para as mulheres, coloque também um guardanapo de papel, para que elas limpem o batom.
  8. Na parte da frente dos pratos, do lado esquerdo do talher de sobremesa, virá o prato e a faca para pães, patês, manteiga, etc (corte para a esquerda).
  9. Na parte da frente dos pratos, do lado direito do talher de sobremesa, virão as taças ou copos, enfileiradas diagonalmente, sendo, da esquerda para a direita, uma grande para água (g), uma média para vinho tinto (h) e uma pequena para vinho branco (i). Se for servir champanhe, a taça dele ficará atrás ou à esquerda das outras três (j).
  10. Após a sobremesa, será colocada na mesa, do lado direito das facas, uma xícara com pires para o café.

Mesa formal para Casamento

É importante ter um bom serviço de garçom, pois, além de servir as refeições, eles terão que retirar e substituir pratos e talheres, à medida em que a refeição se desenvolve. Para uma recepção menos formal ou com menos opções no cardápio, você pode diminuir a quantidade de talheres, pratos e taças e adaptar as posições acima. Seguindo essas dicas simples você terá em sua recepção de casamento, mesas elegantes, dignas de um buffet de princesa!

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: