Log-in:
(?)
> > > Casamento no civil: veja quais são os procedimentos legais

Casamento no civil: veja quais são os procedimentos legais

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 4
Pontos: 4.5

Documentos, taxas e exigências do Código Civil para casar

Veja aqui o passo a passo para o noivos se casarem no cartório (ou no papel, como se falava antigamente), os documentos exigidos para o casamento civil, preços, taxas e outras dicas úteis

dicas para casamento no civilÉ sempre melhor se informar antes de realizar qualquer procedimento legal; no caso do casamento civil não é diferente. Para que você não seja pego de surpresa nesse momento tão feliz de união, é preciso estar atento aos documentos necessários e aos prazos estipulados pelos cartórios.

Para a realização do casamento no civil, o casal deverá ter em mãos:

  • RG original
  • Certidão de nascimento original
  • Comprovante de residência atualizado do casal e de seus respectivos pais.

O primeiro passo é o pedido de habilitação. Os noivos se dirigem até o cartório mais próximo e passam por um processo de averiguação, no qual são submetidos a uma avaliação para provarem que são totalmente livres e desimpedidos para casar. Se um dos dois* não puder ir ao local no dia para dar entrada nos papéis, esse poderá registrar uma procuração e mandar alguém em seu lugar, junto com sua noiva ou noivo.

Caso não seja o primeiro casamento de um dos cônjuges, é necessária a apresentação de uma cópia autenticada do outro casamento, bem como o documento que comprova a separação legal. Se um dos dois for viúvo, é indispensável a apresentação do atestado de óbito.

Com a habilitação concedida, o casal deve se dirigir pessoalmente ao cartório (ou, se um deles* não puder comparecer, mediante procuração) para marcar a data e o horário da cerimônia - que pode ser realizada no próprio cartório ou em um salão de escolha do casal.

É imprescindível a presença de duas testemunhas - portando o RG original - para a consolidação do casamento. É preciso estar atento, também, ao casamento religioso. Cada religião tem suas próprias regras e documentos necessários, portanto, o casal deverá verificar quais são os procedimentos para a realização do casamento na religião desejada.

Os preços do casamento no civil e a possibilidade de casar de graça

O preço para casar no cartório varia em torno de R$ 300,00, dependendo da localização dos noivos. Existe ainda a opção do juiz deslocar-se para o lugar em que a cerimônia ocorrerá. Nesse caso, o valor da taxa cobrada pode até triplicar.

Há, ainda, a possibilidade de casar de graça. Se você avaliar que aquele dinheiro fará falta no final do mês, ao comparecer ao cartório para agendar o casamento, você deve dizer que quer assinar um atestado de pobreza. O cartório tem o direito de exigir algum comprovante de renda, portanto leve-o consigo caso tenha. Depois de assinado o atestado, você poderá obter a primeira certidão de casamento de graça.

___

* Embora prevista na lei, há, entre os cartórios de registro civil, divergências sobre a possibilidade ou não de ambos os noivos serem representados por procuradores, tanto no processo de habilitação quanto na própria celebração. Na dúvida, consulte seu Cartório de Registro Civil. (n.e.)

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: