Log-in:
(?)
> > > 10 Dicas para Escolher as Cores do Casamento

10 Dicas para Escolher as Cores do Casamento

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 7
Pontos: 5

Como definir uma paleta de cores para a decoração do evento

Quando a noiva decide escolher as cores para a decoração do casamento, encontra diversas opções e combinações infinitas. Confira 10 dicas para você montar a paleta de cores da sua cerimônia e festa

Opções de cores para o CasamentoVocê já parou para pensar de que cor será seu casamento? A escolha parece simples, até o momento em que você se depara com as possibilidades infinitas de combinação de tons e matizes que podem ser aplicadas no evento. Não é apenas uma questão estética. As cores têm uma linguagem própria e falam de forma subjetiva sobre seus sentimentos, seu estilo, seu estado de espírito, suas referências de vida, sua natureza. E quem não quer expressar tudo isso no dia mais importante da vida?

A paleta de cores do casamento

A paleta de cores do casamento é uma lista ou padrão das cores e tons que deverão ser usados para compor os elementos visuais do evento, de forma a harmonizá-los e fazê-los “conversar” entre si.

A paleta de cores poderá ser usada nos save the dates e convites, na decoração (flores, toalhas de mesa, utensílios, arranjos de mesas, luzes, velas, buquê, etc.), nos trajes e/ou acessórios (noiva, noivo, padrinhos, madrinhas, pajens e damas, pais...) e até no buffet (bolo, doces, drinks etc.). A paleta pode se relacionar com um tema ou simplesmente compor um padrão visual coerente.

Como escolher as cores

Exemplos de paletas de cores para casamentoSe você está em dúvidas sobre como escolher as cores para a decoração da cerimônia e festa do seu casamento, siga essas 10 dicas do Guia:

  1. Converse com seu noivo e comece escolhendo ao menos uma cor. Pode ser, por exemplo, sua cor predileta ou a cor preferida dele.
  2. Outras referências: a estação do ano, data comemorativa próxima ao evento (natal, carnaval, festa junina etc.), a cor do ano da Pantone*, as cores que estão na moda (decoração, roupas, etc.), catálogos das marcas de tinta, etc. Não se prenda somente a decoração como referência.
  3. Você também pode começar pelo tema do evento (um país, um filme, um estilo de vida...) o que deve tornar mais prático definir as cores do evento.
  4. Se você já contratou o espaço e/ou a assessoria, pergunte sobre as opções disponíveis e mais usadas.
  5. Atente para o significado das cores e pense na mensagem, sensação ou sentimento que você que ver representada no evento.
  6. Se você já tem uma cor em mente mas não sabe como combiná-la, pode optar por mantê-la como cor dominante e escolher tons neutros para fazer o contraste, como branco, preto, cinza, nude, etc. Essa técnica funciona bem com cores quentes, deixando os ambientes alegres e elegantes ao mesmo tempo.
  7. Outra opção é consultar a roda das cores e descobrir quais são as cores complementares ou opostas à que você escolheu. Um designer poderá lhe ajudar.
  8. Também é possível definir um padrão monocromático através das cores adjacentes (próximas) da cor escolhida. Cuidado apenas para que a paleta não fique monótona ou visualmente cansativa.
  9. Atenção para as luzes que serão usadas no evento, em especial à noite. Luzes coloridas podem distorcer totalmente a paleta escolhida pelos noivos.
  10. Utilize ferramentas on-line ou físicas para escolher suas cores ou criar paletas, como o Paletton e os Guias Pantone.
  11. Quando se tem em mente muitas cores (três, quatro...) muito quentes e não se quer abrir mão de nenhuma, uma opção pode ser diminuir a saturação, “esfriando” essas cores até chegarem a tons pastel. Elas ficarão mais discretas e elegantes.

* Pantone: Empresa americana conhecida pelo seu sistemas de cores, muito utilizado na indústria gráfica e no design em geral.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: