Log-in:
(?)

Encontre no Guia

O Casamento Religioso

Avaliação:
5
Votos: 0
Pontos: 0

Tudo o que você precisa saber para casar na igreja

Vai casar na igreja? Veja nossas dicas sobre documentação, preparação e os tipos de cerimônias religiosas

Casando na IgrejaO casamento religioso nunca sai de moda. Grande parte das noivas não abre mão de se casar na igreja, diante de Deus, de acordo com sua fé ou perante sua comunidade religiosa. Normalmente, a cerimônia consiste em apresentar o casal a um sacerdote ou líder espiritual, diante do altar, pedindo as orações dos irmãos e as bençãos de Deus. Mesmo quando não têm religião definida, os noivos costumam fazer uma celebração para marcar o momento da união, que costuma ser conduzida por um celebrante especializado em cerimônias ecumênicas ou agnósticas.

As religiões e suas cerimônias de casamento

Católica (romana, ortodoxa ou anglicana), evangélica (nas mais diversas denominações), judaica, islâmica (ou muçulmana), budista, indu, religiões de matriz africana (candomblé, umbanda, tambor de minas, etc.) e mesmo a espírita kardecista - que não possui sacerdotes - praticamente todas as religiões têm um rito especial para oficializar a união dos noivos.

Em todas a igrejas, capelas, templos e sinagogas são observados rituais cheios de simbolismo, que emocionam os noivos, parentes e convidados. Desde o cortejo de entrada do noivo e da noiva, acompanhados dos pais, padrinhos e madrinhas, pajens e damas, até as bênçãos, orações, troca de alianças, votos e a saída triunfal dos recém-casados. No caso das cristãs, que são maioria no Brasil, a Bíblia e seus textos sagrados também têm importância fundamental na celebração do casamento.

E para as noivas que sonham em entrar numa igreja famosa e atravessar a longa nave, com vestido branco e véu estilo catedral, uma dica: cuidado com o prazo! Corra para reservar seu dia. Algumas igrejas mais badaladas têm até noivos dormindo na fila e reservas que podem chegar a mais de dois anos de antecedência, dependendo da data pretendida pelo casal. Mas existem também espaços alternativos, como sítios e buffets, que disponibilizam lindas capelas para a celebração. Afinal, o casamento religioso é uma questão de fé, mas também de estilo!

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

A Bíblia e o Casamento

A Bíblia e o Casamento
Na Bíblia existem várias citações sobre casamento, bodas e noivos. Um exemplo está em Apocalipse 19, 7-9: Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro.

A Noiva Evangélica

A Noiva Evangélica
As noivas evangélicas costumam se mostrar mais interessadas nos aspectos espirituais do casamento. Mas noiva é noiva e todas querem estar lindas no dia e desejam que essa data seja inesquecível.

As Músicas do Casamento Evangélico

As Músicas do Casamento Evangélico
O casamento evangélico costuma ser pontuado por várias músicas, que podem ir desde hinos ou cânticos tradicionais a músicas clássicas ou gospel contemporâneo, com exceção de músicas sacras católicas.

Casamento Evangélico Moderno

Casamento Evangélico Moderno
A cerimônia de casamento evangélico atual incorporou em seu roteiro vários elementos antes mais comuns em outras religiões, além de outros próprios. Veja um modelo de cerimonial de casamento evangélico

Casamento Religioso - Cerimônia Budista

Casamento Religioso - Cerimônia Budista
O casamento, na religião budista, é ministrado pelo abade ou oficiante, no templo. Como estamos no Brasil, a cerimônia pode sofrer algumas variações, ocidentalizando-se um pouco, sem perder a essência

Casamento Religioso - Cerimônia Católica

Casamento Religioso - Cerimônia Católica
Seja realizado numa grande igreja tradicional ou numa pequena capela o casamento católico sempre terá alguns elementos ritualísticos obrigatórios, por se tratar de um sacramento oficial da religião

Casamento Religioso - Cerimônia em Religião Afro-brasileira

Casamento Religioso - Cerimônia em Religião Afro-brasileira
A cerimônia de casamento realizada em uma religião afro-brasileira, como a umbanda ou o candomblé, é celebrada por um sacerdote dessa religião e tem reconhecimento legal equiparado ao casamento civil

Casamento Religioso - Cerimônia Espírita

Casamento Religioso - Cerimônia Espírita
O Espiritismo não é considerado uma religião e não possui ritos nem sacerdotes ou líderes religiosos, portanto não pode haver cerimônia de casamento religiosa espírita

Casamento Religioso - Cerimônia Evangélica

Casamento Religioso - Cerimônia Evangélica
Para os evangélicos, o casamento não é um sacramento, mas a igreja o considera uma instituição divina, importante para formalizar a união diante da comunidade e para pedir a benção de Deus.

Casamento Religioso - Cerimônia Islâmica ou Muçulmana

Casamento Religioso - Cerimônia Islâmica ou Muçulmana
O casamento tradicional na religião Islâmica é essencialmente simples. Em geral não há música nem decoração especial. A cerimônia consiste basicamente na formalização do contrato de casamento

Casamento Religioso - Cerimônia Judaica

Casamento Religioso - Cerimônia Judaica
O casamento judaico é como um Yom Kipur para os noivos, um dia celebrado com jejum, oração, atos de bondade e reflexão dos preceitos da Torá. Nesse dia, todos os pecados dos noivos são perdoados

Casamento Religioso - Cerimônia Ortodoxa

Casamento Religioso - Cerimônia Ortodoxa
Os rituais da Igreja Católica Ortodoxa, em especial o casamento, são rígidos e não permitem alterações. A cerimônia é mais longa e tradicionalmente dividida em quatro partes

Casamento Religioso com Efeito Civil

Casamento Religioso com Efeito Civil
Segundo a Constituição e o Código Civil, os noivos não são obrigados a terem duas cerimônias de casamento, civil e religiosa, para oficializarem a união. Conheça o Casamento Religioso com Efeito Civil

Cerimônia de Casamento Japonesa

Cerimônia de Casamento Japonesa
Na cultura japonesa as cerimônias de casamento são bem diversificadas, seguindo o estilo tradicional onde a noiva usa quimonos ou vestido de gala até um inusitado casamento em aquários no Japão.

Cerimônia Religiosa - Casamento na Igreja

Cerimônia Religiosa - Casamento na Igreja
Dicas para ajudar a noiva na escolha da igreja para realização da cerimônia de seu casamento religioso.

Como Deve Ser o Cortejo dos Noivos?

Como Deve Ser o Cortejo dos Noivos?
O cortejo do casamento é o ritual de entrada dos noivos, pais, padrinhos, pajens e damas, no local da cerimônia, dentro de uma seqüência programada. O Guia separou uma das opções mais utilizadas.

Coral para o Casamento

Coral para o Casamento
É importante para noiva pesquisar bem antes de contratar o coral para seu casamento, o Guia preparou algumas dicas para ajudar a noiva nessa tarefa.

Direitos na Cerimônia de Casamento

Direitos na Cerimônia de Casamento
Na cerimônia religiosa de casamento os noivos têm os seus direitos e deveres. Segundo a Fundação Procon-SP, o local religioso pode ter seu próprio regulamento interno, porém não podem cometer abusos.

Documentos para Cerimônia Religiosa

Documentos para Cerimônia Religiosa
Documentos para o Casamento Religioso - veja quais são os documentos necessários para dar entrada no processo de casamento na igreja católica.

Qual a Quantidade Ideal de Padrinhos?

Qual a Quantidade Ideal de Padrinhos?
Querida noiva, a quantidade de padrinhos para a cerimônia religiosa fica a critério dos noivos, porém o número ideal vai depender muito do tamanho do altar. Veja nossa dica.

Tipos de Cerimônias de Casamento Religioso

Tipos de Cerimônias de Casamento Religioso
Cerimônias de casamentos religiosos, como a Católica, Judaica, Islâmica, Evangélica, etc. e alguns significados de cada momento e tradição da cerimônia.
Multicotação
Publicidade


www.guiadecasamento.com.br - © 2001-2014 - Todos os direitos reservados

Realização Vega Web

Compartilhe: