Categoria: O Casamento Religioso

Tudo o que você precisa saber para casar na igreja

Vai casar na igreja? Veja nossas dicas sobre documentação, preparação e os tipos de cerimônias religiosas


Casando na IgrejaO casamento religioso nunca sai de moda. Grande parte das noivas não abre mão de se casar na igreja, diante de Deus, de acordo com sua fé ou perante sua comunidade religiosa. Normalmente, a cerimônia consiste em apresentar o casal a um sacerdote ou líder espiritual, diante do altar, pedindo as orações dos irmãos e as bençãos de Deus. Mesmo quando não têm religião definida, os noivos costumam fazer uma celebração para marcar o momento da união, que costuma ser conduzida por um celebrante especializado em cerimônias ecumênicas ou agnósticas.

As religiões e suas cerimônias de casamento

Católica (romana, ortodoxa ou anglicana), evangélica (nas mais diversas denominações), judaica, islâmica (ou muçulmana), budista, indu, religiões de matriz africana (candomblé, umbanda, tambor de minas, etc.) e mesmo a espírita kardecista – que não possui sacerdotes – praticamente todas as religiões têm um rito especial para oficializar a união dos noivos.

Em todas a igrejas, capelas, templos e sinagogas são observados rituais cheios de simbolismo, que emocionam os noivos, parentes e convidados. Desde o cortejo de entrada do noivo e da noiva, acompanhados dos pais, padrinhos e madrinhas, pajens e damas, até as bênçãos, orações, troca de alianças, votos e a saída triunfal dos recém-casados. No caso das cristãs, que são maioria no Brasil, a Bíblia e seus textos sagrados também têm importância fundamental na celebração do casamento.

E para as noivas que sonham em entrar numa igreja famosa e atravessar a longa nave, com vestido branco e véu estilo catedral, uma dica: cuidado com o prazo! Corra para reservar seu dia. Algumas igrejas mais badaladas têm até noivos dormindo na fila e reservas que podem chegar a mais de dois anos de antecedência, dependendo da data pretendida pelo casal. Mas existem também espaços alternativos, como sítios e buffets, que disponibilizam lindas capelas para a celebração. Afinal, o casamento religioso é uma questão de fé, mas também de estilo!