Log-in:
(?)
> > > Casamento Ecumênico - Cerimônia da Árvore

Casamento Ecumênico - Cerimônia da Árvore

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 1
Pontos: 5

Conheça o ritual em que os noivos plantam uma árvore como símbolo da união

A Cerimônia da Árvore é um ritual muito utilizado no casamento ecumênico. Durante a celebração os noivos plantam uma árvore como símbolo do amor que os uniu e que deverá ser cultivado. Conheça

Plantando árvore na cerimônia do casamentoContinuando nossa série sobre o Casamento Ecumênico, apresentamos a Cerimônia da Árvore, uma forma romântica e natural de celebrar a união dos noivos. Como essa cerimônia é simbólica e não está ligada diretamente a uma religião, ela pode ser usada em casamentos religiosos ou agnósticos.

O importante, quando for introduzir um ritual diferente no casamento, é combinar antecipadamente com o celebrante, em especial com padres católicos, que precisam seguir os ritos obrigatórios da igreja na celebração. A Cerimônia da Árvore pode ser utilizada em celebrações convencionais, inter-religiosas ou uniões homoafetivas, quando não for permitida uma celebração tradicional.

Há um poema de Fernando Pessoa que diz: “Segue o teu destino, / Rega as tuas plantas, / Ama as tuas rosas. / O resto é a sombra / De árvores alheias.” Esse é o mote dessa cerimônia: plantar uma árvore que simbolize o amor do casal, que deverá ser cultivada no decorrer do relacionamento, regada e cuidada como algo valioso, que pertence só aos dois, deixando de lado naquele momento “a sombra de árvores alheias”.

Como realizar a Cerimônia da Árvore

Para realizar a Cerimônia da Árvore, será necessário providenciar uma muda de árvore da preferência do casal (fruta, roseira, etc.), de uma espécie que seja duradoura. Coloque no altar essa muda, plantada num vaso. Deixe também no local, à disposição dos noivos, dois vasinhos menores com terra adubada e um regador com água. Ao sinal do celebrante, os noivos devem pegar seus vasinhos de terra e despejá-los no vaso que contém a muda. Em seguida, a planta deve ser regada pelo casal.

Após o casamento, essa árvore deverá ser plantada na nova casa dos noivos ou em um local que eles frequentarão periodicamente (sítio, casa dos pais, etc.). Há uma variação em que a cerimônia se dá no próprio local em que a árvore será plantada. Nesse caso, a muda já estará no chão. Os noivos terminarão de plantá-la com vasos de terra ou pás e regá-la em seguida, proferindo seus votos um ao outro.

A Cerimônia da Árvore é ideal para noivos que amam a natureza e desejam realizar um casamento com clima mais bucólico e intimista. Pode ser um mini wedding, feito ao ar livre, em um sítio ou jardim, no estilo Boho Chic e até mesmo uma Festa Caipira. Fica a critério dos noivos. O que importa é o significado do momento e a disposição dos noivos em cuidar daquela planta, dali em diante, como símbolo do amor que os uniu.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: