Log-in:
(?)
> > > Casamento Ecumênico - Cerimônia das Taças

Casamento Ecumênico - Cerimônia das Taças

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 2
Pontos: 4

Conheça os dois tipos de cerimônia que usam taças para selar a união dos noivos

Uma das opções mais populares para os noivos que optaram por um casamento ecumênico é a Cerimônia das Taças. Existem pelo menos duas variações desse ritual. Saiba como elas são realizadas

Cerimônia das Taças para caasamento ecumênicoMuitos casais optam por um casamento ecumênico, seja porque os noivos seguem religiões diferentes ou por não adotarem nenhuma religião. Há também situações em que a igreja não permite realizar a cerimônia religiosa, como é o caso dos noivos divorciados (a Igreja Católica, por exemplo, não permite um segundo matrimônio, pois considera a união indissolúvel) ou do casamento homoafetivo (também chamado "casamento gay").

O Ecumenismo é o movimento de união das igrejas, em especial das cristãs. Se, além do casamento civil, normalmente realizado por um Juiz de Paz, os noivos desejarem realizar uma cerimônia simbólica para marcar o momento, eles podem optar por diversos tipos de casamento ecumênico. Esses eventos podem ser realizados por dois líderes espirituais (ex. um padre e um pastor) ou por um celebrante profissional. Em vez de se realizarem os ritos tradicionais da igreja, geralmente optam-se por rituais alternativos. Uma dessas opções é a Cerimônia das Taças. Existem pelo menos duas versões desse ritual:

Cerimônia das Taças: Bebidas Doce e Amarga

Numa dessas Cerimônias das Taças - a mais conhecida - o celebrante apresenta duas taças com bebidas, uma doce e uma amarga (ou salgada). Primeiro o casal prova um pouco da bebida amarga, que representa as dificuldades que poderão surgir na vida do casal. O restante do líquido é jogado fora (livrem-se das dificuldades!). Depois o casal pega a taça com o líquido doce e cada um bebe a metade. Significa que os dois deverão compartilhar totalmente o bons momentos que viverão a partir daquele dia. Em seguida, o noivo quebra a taça (com cuidado!) para que ninguém mais compartilhe dessa felicidade que pertence só aos dois.

Cerimônia das Taças de vinhoCerimônia das Taças: Vinhos Tinto e Branco

Em outra versão desse ritual, duas taças são colocadas no altar: uma com vinho tinto e outra com vinho branco. O casal pega as taças e coloca os líquidos em um recipiente maior (jarra) para que se misturem, formando uma bebida rosada. Em seguida, esse líquido é servido nas taças e os noivos bebem dele, simbolizando que os dois agora são um só, inseparáveis, que partilharão por igual os bons e maus momentos da vida que segue.

As duas opções de Cerimônia das Taças apresentam variações, inclusive permitindo a participação dos pais dos noivos, padrinhos e até convidados. Se você está em dúvida para escolher a cerimônia de casamento ecumênica que mais combina com você e seu noivo, converse com seu celebrante, peça mais detalhes, maneiras diferentes de realizar esses rituais e pergunte também sobre outras formas de celebrar o casamento. Com certeza, uma delas vai emocionar mais você, seu noivo e os convidados.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: