Log-in:
(?)
> > > A Beleza das Serras Gaúchas

A Beleza das Serras Gaúchas

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0

Turismo: conheça os principais destinos turísticos da região serrana

A Serra Gaúcha é lembrada por muitos casais como um passeio romântico e cheio de beleza natural. Nosso roteiro indica algumas entre as diversas cidades que compõem a Serra.

Lua de mel nas Serras GaúchasA Serra Gaúcha é lembrada por muitos casais como um passeio romântico e cheio de beleza natural. Além de permitir que os turistas apreciem boa parte da região em alguns pontos, a altitude também colabora para o clima frio e cria todos os anos a expectativa de ver neve - o que acontece ocasionalmente, embora a geada seja mais comum.

Nosso roteiro indica algumas entre as diversas cidades que compõem a Serra, representativas tanto da colonização italiana como alemã:

Bento Gonçalves
Cambará do Sul
Canela
Caxias do Sul
Garibaldi
Gramado
Nova Petrópolis

Bento Gonçalves

Bento GonçalvesBento Gonçalves oferece diversos atrativos para os turistas, como belezas naturais e infra-estrutura de lazer, gastronomia, tradições e costumes, além de várias opções de produtos de qualidade para que os visitantes possam fazer boas compras.

Passeios

Parque da Fenavinho: feiras, exposições e eventos esportivos culturais e esportivos.
Museu do Imigrante: objetos dos colonizadores italianos, com destaque para a Sala de Gaitas.
Ponte do Rio das Antas: a maior do mundo em arcos paralelos (278,4 m de comprimento).
Caminhos de Pedra: roteiro de 7 Km, visitando 28 casas construídas com pedra e madeira, ao estilo do norte da Itália. Colônia São Pedro, 15 Km.
Passeio de maria-fumaça até Garibaldi e Carlos Barbosa
: no passeio de 1h30 há degustação de vinho e apresentação de banda no embarque. Em Garibaldi são servidas taças de champanhe durante show de música italiana. O ponto final é em Carlos Barbosa, onde são servidos queijos da região.

Distância de Porto Alegre: 125
Vias de Acesso: RS 470, RS 444

Cambará do Sul

Cambará do SulA colonização da área começou em 17 de abril de 1864, ao redor de uma igrejinha de barro construída no local denominado Campo Bom mas Cambará do Sul só se tornou efetivamente um município em 1965.

Passeios

Parque Nacional Aparados da Serra: resultado de derrames basálticos ocorridos no período jurássico, a região divide os Campos de Cima da Serra com o litoral de modo abrupto, por meio de vários cânions. O parque abrange 2 deles: Cânion do Faxinalzinho e Cânion do Itaimbezinho. O acesso é feito pela RS-020 ou pela BR-101.
Parque Nacional da Serra Geral: Extensão do Parque Nacional Aparados da Serra, que o divide em duas partes. A trilha mais conhecida é a que leva à Pedra do Segredo, passando pela Cachoeira do Tigre. A área do parque abrange os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Acesso: 23 Km de estrada de terra.

Distância de Porto Alegre: 186
Vias de Acesso: RS 020 e SC 360

Canela

CanelaA denominação do município teve origem em uma árvore caneleira, sob a qual os tropeiros descansavam e faziam suas pousadas no século passado. O pequeno povoado que se formou com a chegada da ferrovia era constituído de famílias de imigrantes italianos e alemães. Com o início das atividades industriais, logo tornou-se passagem obrigatória entre os Campos de Cima da Serra e Porto Alegre. O roteiro conduzia os tropeiros à capital para vender seus artigos e também os mascates que subiam a serra para vender seus produtos nas fazendas.
Canela proporciona integração entre o homem e o meio ambiente, convidando você a visitar as suas belezas e desvendar sua geografia.

Passeios

Parque do Caracol: localizado em sua reserva florestal, seu maior destaque é a Cascata do Caracol (131 m). O acesso à base é feito por uma escada de 927 degraus. Também possui trilhas pelas matas da região com mirantes e passeio de trenzinho. 9 Km.
Parque da Ferradura: cânion (420 m de profundidade) formado pelo Rio Santa Cruz e Cascata Arroio Caçador. Caminhada de 2 horas até o Rio Caí. Acesso pela Estrada do Parque do Caracol, 16 Km.
Floresta Encantada: teleférico leva a 2 mirantes da Cascata do Caracol. Local de prática de esportes radicais, como rapel, canyoning e cabo aéreo. Acesso pela Estrada do Parque do Caracol, 11 Km.

Distância de Porto Alegre: 120
Vias de Acesso: RS 235, RS 115 e RS 020

Caxias do Sul

Caxias do SulEm 1876 esta região íngreme, de clima europeu, recebeu os primeiros agricultores italianos vindos da Lombardia, Vêneto e Piemonte. A zona rural começou com a agricultura de subsistência concentrada na produção de trigo e milho e, mais tarde, a uva.
Com o tempo Caxias do Sul notabilizou-se através da uva e do vinho, passando a sediar a maior e mais tradicional festa do sul do país, a Festa da Uva.
Hoje a cidade soma folclore, pratos típicos, convivência harmônica entre técnicas artesanais e tecnologia de ponta, hospitalidade e atrativos turísticos inigualáveis.

Passeios

Casa de Pedra: feita de pedras irregulares, com barro e madeira trabalhada a mão.
Monumento Nacional ao Imigrante: sua pedra fundamental foi lançada em 1950, em comemoração ao 15º aniversário da imigração italiana.
Museu Municipal: Arquivo Histórico, Mapoteca, Fototeca, Pinacoteca e Filmoteca, contam a história da saga da imigração italiana.
Pavilhões da Festa Nacional da Uva: mostra a cada evento o potencial industrial, comercial, o artesanato típico, a uva e o vinho produzidos na Serra Gaúcha.
Cantinas: Castelo Lacave, Companhia Vinícola Rio-grandense e Granja Piccoli - atendem grupos para visitas de degustação.
Colônias: Estradas de chão batido levam os visitantes a percorrer caminhos bucólicos e pitorescos ao encontro de autênticos descendentes dos imigrantes italianos, suas tradições, usos e costumes.

Distância de Porto Alegre: 120 km
Vias de Acesso: RS 122 , BR 116 e BR 453

Garibaldi

GaribaldiConhecida como a Capital do Champanha, Garibaldi possui vinícolas que oferecem visitação, degustação e venda de vinho espumante.

Passeios

Ermida Nossa Senhora de Fátima: construída em um dos morros que circundam a cidade, marcou a passagem do 1º Centenário da Promulgação do Dogma da Imaculada Conceição, ano de 1954, atrai anualmente diferentes grupos religiosos.
Acervo Histórico e Cultural - Museu: oferece uma retrospectiva à casa do imigrante italiano, exposições variadas, como o maquinário antigo da produção de champanha e exposições de arte.
Parque da Fenachamp: local de lazer numa área de 12 hectares, com área para camping, área de esportes, restaurantes, bosque com churrasqueiras, parque de rodeio, pavilhão de exposições, quiosque e lago. Nele encontra-se o Memorial da Colonização Italiana.
Estação de Ski D. Santini: pista artificial de esqui com 350 m, tobogã de 300 m, teleférico com 40 cadeirinhas, passeio a cavalo, adega, restaurante panorâmico, artesanato, maquete da serra, cabanas para hospedagem.
Centro Histórico: Nas ruas centrais da cidade pode-se apreciar a arquitetura datada do início do século. Um verdadeiro retorno à cultura e à arte de nossos imigrantes.
Passeio da Cascata: Passeio rural, visitando igreja, gruta, cascata, cantina (com degustação de produtos coloniais e champanha artesanal), e visita à residência de um descendente de imigrantes italianos, construída em 1895.
Cantinas: Georges Aubert, Chandon, Peterlongo, De Lantier Cooperativa Vinícola Garibaldi - visita aos setores de produção, degustação e venda de produtos. Confirme datas e horários antes de ir.

Distância de Porto Alegre: 110km
Vias de Acesso: RST 470 e BR/RS 453

Gramado

GramadoConhecida nacionalmente como a "Capital do Cinema" por causa de seu Festival, que reúne cineastas de vários países.
O tradicional chocolate, as baixas temperaturas, a paisagem natural rodeada de pinheiros e lagos lembrando pequenas comunidades suíças fazem dela uma cidade única em todo o Brasil. É a preferida por namorados de várias regiões que buscam as suas paisagens, perfeitas para clima de lua-de-mel.
Com excelente infra-estrutura hoteleira, pousadas e restaurantes, Gramado oferece diversão e lazer para todas as idades. O ano encerra com o tradicional Natal-Luz, uma festa de luzes, sons e cores que encanta a todos.

Passeios

Minimundo: cidade em miniatura com réplicas de castelos e casas típicas da Europa, praças, estaleiros, moinhos, cascatas e ferrovias.
Lago Negro: lago artificial, área verde com pista de caminhada, pedalinho e lojas de artesanato e souvenires.
Vale do Quilombo: na saída para Canela, 2 Km, pare no belvedere sobre o vale para entender a geografia da serra.
Rafting no Rio Paranhana: Descida de 4 Km por corredeiras de nível moderado a difícil.
Parque das Laranjeiras.

Clique aqui e veja mais sobre a cidade de Gramado

Distância de Porto Alegre: 115km
Vias de Acesso: RS 115, RS 235, BR 116, RS 020

Nova Petrópolis

Nova PetrópolisNova Petrópolis originou-se da antiga Colônia Provincial de Nova Petrópolis, fundada em 7 de setembro de 1858. O município mantém até hoje a realização de festas típicas com comidas, artesanato e danças características da cultura alemã. O Parque Aldeia do Imigrante, uma área de 10 hectares de mata virgem, sintetiza bem essa mostra cultural que a cidade oferece aos seus visitantes. É possível encontrar em seu interior a réplica de uma aldeia dos primeiros tempos da colonização, quiosques de danças, um "Biergarten" (jardim de cervejas) e diversas lojinhas com produtos típicos da região.

Passeios

Parque Aldeia do Imigrante: aldeia histórica com 10 casas em estilo enxaimel, feitas entre 1875 e 1910, reconstituindo uma colônia alemã.
Pinheiro Multissecular: árvore típica da região com mais de 750 anos. Estrada para Gramado, Km 8,5 Km.

Distância de Porto Alegre: 100 km
Vias de Acesso: BR 116 e RS 235

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: