Log-in:
(?)
> > > Diferença entre Celebrante de Casamento, Mestre de Cerimônia, Apresentador, Animador e Cerimonialista

Diferença entre Celebrante de Casamento, Mestre de Cerimônia, Apresentador, Animador e Cerimonialista

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 1
Pontos: 2

Conheça as funções de 5 profissionais que comandam o casamento

O Celebrante, o Mestre de Cerimônia, o Apresentador, o Animador e o Cerimonialista são 5 profissionais que comandam o casamento, cada um com sua função e característica. Conheça as diferenças

Celebrante de casamentoCom eventos cada vez maiores e mais luxuosos, muitos profissionais do setor de casamentos têm buscado especialização, fugindo do conceito de faz tudo e dedicando-se a atividades mais focadas. Apesar de positivo, isso tem gerado alguma confusão entre as noivas que não conhecem bem os nomes e funções de cada fornecedor. O Guia já falou sobre os profissionais do bar. Agora vamos esclarecer a diferença entre Celebrante de Casamento, Mestre de Cerimônia, Apresentador, Animador e Cerimonialista. Muitas vezes, um mesmo profissional pode oferecer mais de uma atividade. Ainda assim é importante entender as diferenças para que não haja problemas na hora de fechar o contrato ou mesmo no Grande Dia.

Celebrante de Casamento

Atua na celebração do matrimônio, ou seja, na cerimônia de casamento, conduzindo o evento e marcando a união dos noivos. O celebrante pode ser um Juiz de Paz (magistrado habilitado para realizar casamento civil), pertencer a uma religião específica (padre, pastor, rabino, etc.), ser ecumênico (realiza uma celebração religiosa mas sem uma religião específica) ou agnóstico (sem vínculo com religiões ou crenças). Os celebrantes religiosos costumam seguir um roteiro predefinido pela igreja a que pertencem. Já os celebrantes ecumênicos e agnósticos realizam eventos personalizados, seguindo alguns rituais simbólicos para evidenciar o significado e a importância do momento. Nem todos os celebrantes realizam a cerimônia em diligência, ou seja, fora do cartório ou igreja.

Mestre de Cerimônia

O mestre de cerimônia é o profissional encarregado de anunciar pelo microfone os momentos, atrações e discursos programados para o evento. O MC deve manter-se neutro, ter uma atuação formal, linear e discreta, chamando a atenção dos convidados para as atrações programadas e não para si. Em casamentos, ele normalmente atua durante a recepção, seguindo um roteiro predefinido pelo cerimonial, porém há profissionais que também apoiam a cerimônia, junto do celebrante. O mestre de cerimônia deve ter boa voz, além de dicção e leitura impecáveis.

Apresentador

Como alternativa ao mestre de cerimônias, o apresentador também utiliza o microfone para anunciar os momentos e atrações da recepção do casamento, definidos pelo cerimonial. Porém, esse profissional diferencia-se por sua atuação mais informal, personalizada e marcante. Enquanto o MC se mantém neutro e discreto, o apresentador muitas vezes se torna o centro das atenções, imprimindo um tom e um estilo ao evento, como se comandasse um programa de TV ou rádio. Além de boa voz, dicção e leitura, o apresentador deve ter carisma para conquistar os convidados. Alguns apresentadores também atuam como animadores durante a festa.

Animador

O animador profissional atua durante a festa do casamento, incentivando os convidados a participarem do evento através de dinâmicas, brincadeiras, coreografias, etc. A animação pode ser conduzida por uma pessoa ou um grupo, que costuma trabalhar em conjunto com os profissionais de música (banda, DJ, etc.) e deve seguir um roteiro combinado com o cerimonialista e com os noivos para evitar problemas, constrangimentos ou atrasos. O animador profissional de eventos precisa ter carisma e bom senso, ser alegre e criativo.

Cerimonialista

O cerimonialista é o profissional que trabalha no dia do evento, cuidando do cerimonial (momentos), do protocolo (normas) e da aplicação da etiqueta (convenções sociais) tanto durante a cerimônia quanto na recepção e festa. O cerimonialista atua nos bastidores, seguindo um roteiro que foi definido previamente com os noivos, por ele mesmo ou por um assessor de casamento (wedding planner) na fase de organização. Muitos cerimonialistas também acumulam a função de assessores, ajudando os noivos a planejarem e organizarem o evento. No dia, o cerimonialista fiscaliza e coordena o trabalho dos fornecedores e demais profissionais para que tudo ocorra conforme contratado e que eventuais imprevistos sejam resolvidos sem que atrapalhem o bom andamento do evento.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: