Log-in:
(?)
> > > 13 de Junho: Dia de Santo Antônio Casamenteiro

13 de Junho: Dia de Santo Antônio Casamenteiro

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0
Segundo a tradição da Igreja Católica Romana, 13 de junho é o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, que integra, com São Pedro e São João, o trio de santos venerados durante as festas juninas

Santo Antônio, o Santo CasamenteiroNa religião católica romana, 13 de junho é o dia de Santo Antônio de Pádua (ou de Lisboa), o popular santo casamenteiro. Junto com São João e São Pedro, ele forma o trio de santos que é venerado durante as chamadas Festas Juninas no Brasil, Portugal e outras ex-colônias desse país europeu.

Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195, e morreu na cidade de Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231. Ele era um frade agostiniano que se formou Doutor da Igreja, professor de Teologia, e ingressou na Ordem Franciscana de Assis, a convite do próprio Francisco (que viria a se tornar São Francisco de Assis). Santo Antônio foi canonizado em 30 de maio de 1232, pelo Papa Gregório IX.

A tradição do santo protetor dos noivos foi trazida pelos colonizadores portugueses. Segundo a lenda, ele era um grande conciliador de casais. É comum até hoje a realização de casamentos coletivos nessa data em Portugal. Santo Antônio é considerado pelos católicos um grande taumaturgo (realizador de milagres).

Aqui, a tradição se manifesta através das missas, novenas, casamentos, do folclore e dos festejos populares de junho, que incluem a confecção de bolos recheados com medalhinhas do santo (quem acha uma medalha, desencalha) e as famosas “simpatias”, como colocar a imagem de santo de cabeça para baixo ou tirar o Menino Jesus dos braços da imagem e escondê-lo até que o santo providencie um noivo para quem escondeu. Muitas das que foram atendidas, na hora de casar têm aderido ao Buquê de Santo Antônio, formado com pequenas imagens do santo, uma das tendências nos casamentos de 2011.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: