Log-in:
(?)
> > > 12 Cuidados para um Casamento Perfeito - Parte 2

12 Cuidados para um Casamento Perfeito - Parte 2

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 2
Pontos: 5

Dicas para prevenir ou solucionar problemas no Grande Dia

Aquele momento em que a noiva pensa: isso não pode acontecer no meu casamento. O Guia traz dicas para prevenir e solucionar 12 problemas, para que o Grande Dia seja perfeito. Confira a segunda parte

Mais dicas para evitar ou contornando problemas no casamentoMuitos problemas na organização do casamento podem ser evitados, outros podem ser contornados. Já que um evento do porte desses pode ter imprevistos, é importante que os noivos estejam preparados para realizarem o chamado Gerenciamento de Crises, solucionando problemas que eventualmente surjam, pensando no evento como um todo e nos convidados. Por isso, o Guia separou alguns problemas que não podem acontecer no seu casamento, com dicas para prevenção e, se for o caso, solução. Confira aqui a primeira parte desse especial e veja abaixo a continuação.

O que não pode acontecer na sua cerimônia e festa

7. Convidados de mais ou de menos

Problema: Você planejou todos os detalhes para um número exato de convidados mas, no dia, começam a surgir pessoas inesperadas, como acompanhantes não previstos ou parentes distantes que resolveram “dar uma passadinha”. Ou o contrário: muitos convidados simplesmente não apareceram, deixando o evento vazio e provocando muitas sobras.

Solução / prevenção: Para esses casos não há correção, só prevenção, afinal não tem como barrar convidados extras ou convocar pessoas de última hora para o casamento. Um bom serviço de RSVP será útil para garantir um número mais aproximado possível de convidados presentes. Também é importante ter planos de fornecimento de bebidas e comidas extras e de reaproveitamento / contenção de sobras. Consulte seu fornecedor.

8. Espaço grande e pouca decoração x Espaço pequeno e muita decoração

Problema: Você contratou um espaço grande para o casamento e descobriu, no dia, que a decoração ficou insuficiente. Ou acertou com um pequeno espaço e agora a decoração parece exagerada ou carregada demais, inclusive atrapalhando a circulação e o bom andamento do evento.

Solução / prevenção: Nesses casos, o que se pode tentar fazer no dia é conversar com os decoradores sobre a necessidade de incluir mais peças ou retirar o excesso, conforme o caso. Como isso, além de complicado, pode gerar custo extra, o melhor é analisar bem, com antecedência, o projeto de decoração do casamento, se possível através de plantas, croquis e projetos virtuais, já considerando o espaço escolhido.

9. Falta de comida ou bebida

Problema: O problema da falta de comida ou bebida pode ser causado pelo inesperado excesso de convidados ou por erro de cálculo nas quantidades durante os preparativos.

Solução / prevenção: Nessas horas, ter um bom serviço de RSVP e contratar um buffet experiente faz toda a diferença. Como já dissemos, é importante obter o número aproximado de convidados confirmados e combinar medidas para completar comidas e bebidas, no caso de falta.

10. Acidentes com o vestido de noiva

Problema: Durante uma festa como a de casamento é complicado manter o vestido de noiva, geralmente longo e branco, livre de problemas como sujeira, manchas de comidas ou bebidas, falhas na costura, botões ou apliques caídos, etc.

Solução / prevenção: Sua estilista, mãe ou madrinhas poderão ser seus anjos da guarda, mantendo um kit de primeiros socorros com acessórios para costura e retirada de manchas acidentais. Considere usar um vestido diferente na festa ou ter um vestido reserva, como parte do Plano de Contingência.

11. Faltar música na cerimônia ou na festa

Problema: Imagine a noiva atravessando a nave da igreja em completo silêncio. Ao fundo, somente o eco das pisadas e o sussurro dos convidados. Ou, em plena recepção, apenas conversas e o bater de pratos, talheres e copos. É, casamento sem música não dá nem para imaginar!

Solução / prevenção: Para evitar ou sanar essas situações, a ideia é a mesma: fornecedores de referência, garantias de eficiência descritas em contrato (inclusive com horário de início e fim, com tolerância) e “Plano B”: nesse caso, a possibilidade de substituir profissionais na hora ou usar som mecânico no lugar do coral, orquestra, músicos ou banda, em caso de emergência.

12. O fornecedor sumiu!

Problema: Pesadelo de toda noiva, talvez esse seja um dos problemas mais sérios que possam acontecer em um casamento (e tem ocorrido muito): no Grande Dia, com tudo acertado, um ou mais fornecedores se atrasam ou simplesmente não aparecem.

Solução / prevenção: Para tentar evitar essa situação, a fórmula mais eficiente reúne fornecedores de referência, contratos bem definidos e Plano de Contingência. No decorrer dos preparativos, monte uma agenda com fornecedores “reserva” que poderão ser acionados no dia, em caso de emergência (como fotógrafos, cinegrafistas, músicos, garçons, auxiliares, etc.). Durante o evento, foque nos convidados e concentre-se em contornar o problema. Um serviço de assessoria eficiente também é uma boa dica para evitar ou resolver esse tipo de “saia justa”. E quando tudo passar, não deixe de procurar seus direitos, se necessário, na justiça.

Para garantir um casamento perfeito, a dica é não se deixar abater por pequenos contratempos que possam surgir no dia. Esteja preparada, pense de forma positiva e objetiva, mantenha a confiança e o sorriso sempre!

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: