Log-in:
(?)

Encontre no Guia

> > > Doze Dúvidas Sobre Organização de Casamento

Doze Dúvidas Sobre Organização de Casamento

Avaliação:
5
Votos: 0
Pontos: 0
Veja doze dúvidas corriqueiras de noivas sobre organização do casamento, respondidas por um consultor de eventos, como entrega dos convites, decoração, serviço de buffet, lembranças e agradecimentos

O especialista e consultor em eventos Marcelo de Weber responde às doze dúvidas mais corriqueiras das noivas sobre a organização do casamento.

1. É possível convidar apenas alguns amigos e familiares para a festa?

É melhor fazer uma festa reduzida, com serviços de qualidade do que convidar todos e ter de economizar em itens importantes. Portanto, na hora de entregar os convites o que vale é a discrição, principalmente no ambiente de trabalho, onde haverá pessoas por perto que não serão convidadas.

Dúvidas sobre organização do seu casamento2. Como deve ser feita a organização quando a cerimônia e festa são realizadas no mesmo local?

Embora pareça mais fácil, demanda equipe e estrutura eficientes. Nestes casos, uma boa opção é contratar um profissional especializado em cerimonial. Após a cerimônia, o profissional deve direcionar os convidados para o ambiente da festa. Como todo casamento segue uma dinâmica essencial, pois existe um protocolo a ser seguido, os noivos podem ousar nas músicas escolhidas, fazer um cortejo mais simples, mas não deixa de ser uma cerimônia religiosa ou mesmo até uma cerimônia civil.

3. Ainda é permitida uma entrada triunfal dos noivos na festa ou está fora de moda?

A entrada triunfal nunca sai de moda, pois trata-se da primeira vez que a sociedade recebe oficialmente o novo casal em público. O importante é não deixar os convidados esperando muito, pois o que está mesmo fora de moda é cerimonial muito demorado.

4. Como definir o cardápio que será servido na festa? Vale apenas coquetel, ou é preciso servir jantar ou almoço ?

Não há obrigatoriedade em servir jantar. Mas se a opção for por não servir, o recomendável é avisar no convite que será servido apenas um coquetel após a cerimônia. Mas, sem dúvida, a melhor opção continua sendo servir jantar. A dica é encontrar um menu que se ajuste ao orçamento da recepção. Uma alternativa é servir um coquetel volante variado e depois, ou simultaneamente, servir em ilhas (serviço americano) um menu com carne ou peixe e saladas e massas. Depois, a dica é caprichar na sobremesa com sorvete, bolos e frutas. Na saída da festa, ou durante toda a festa, uma mesa de doces variados e bem-casado, além do café.

5. A lembrança deve ser entregue ao final da festa?

Embora a lembrança de casamento seja tradição, não é uma obrigação. A opção para orçamentos apertados continua sendo o tradicional doce bem-casado. Havendo disponibilidade no orçamento, o recomendado são lembranças que possuem alguma funcionalidade além de remeter ao casamento, como por exemplo, sandálias e caixas personalizadas.

6. Como proceder em casos onde não haverá recepção nem festa?

Nestes casos os noivos e pais devem permanecer na saída da igreja à disposição dos convidados que queiram cumprimentá-los. Um gesto simpático, caso a igreja permita, é montar uma mesa com bem-casados. É uma lembrança de agradecimento para os convidados pegarem na saída.

7. Em quanto tempo o jantar deve ser servido?

Depende da festa. Hoje ter comida do começo ao fim mantém os convidados saciados, sem se empanturrarem e se embebedarem, porém, no formato tradicional, o coquetel deve durar 40 minutos ou uma hora. O máximo permitido é uma hora e meia. Depois deve ser servido o jantar.

8. E obrigatório servir coquetel antes do jantar?

Sim, pois ninguém chega a uma festa e vai direto jantar. É durante o coquetel que os convidados chegam, se encontram e conversam.

Definindo a decoração do casamento9. São os noivos que devem definir a mesa para os convidados?

Não é costume. Hoje em dia tudo é mais informal, misturando mesas com lounges, e o serviço sendo americano os convidados circulam mais. Porém, seguindo a tradição, o indicado é reservar algumas mesas para pais, padrinhos e, caso o casal deseje, também para alguns familiares próximos. Outra sugestão é setorizar as mesas por grupos de convidados, fazendo com que todos da família se sentem em mesas próximas.

10. Como escolher a decoração da festa?

O estilo dos noivos deve prevalecer no estilo da decoração e a estação do ano também deve ser levada em consideração no momento de definir a decoração da festa. Uma tendência é usar um estilo “clean” ou com móveis de madeira, compondo um estilo rústico-chique ou móveis ecléticos. Como a estação do ano é muito importante, vale utilizar os recursos oferecidos em cada período, como por exemplo: Outono (estação com cores ricas e acolhedoras que pede diversos tipos de folhas secas, galhos e frutos espalhados pelo local), Inverno (candelabros e velas são uma boa opção para decorar as mesas. Outra dica é compor jogos de cor com as toalhas e o serviço de pratos), Verão (estação que pede cores vivas, alegres e arranjos inovadores com flores tropicais. Vale apostar nas orquídeas, laranjas e limões para compor a decoração) e na Primavera (abuse das flores, dos arranjos sobre a mesa, que podem ser na versão mini ou grande, e no colorido suave de cada ambiente). Vale lembrar que a ambientação da festa é fundamental, envolvendo a distribuição das mesas, mobiliários, pista de dança, buffets, serviço e vallet.

11. Deve haver comida, lanche depois do jantar?

É bom para recarregar a energia dos convidados e reequilibrar o efeito do álcool.

12. É necessário agradecer os convidados depois da festa?

Acho importante os noivos no principio da festa cumprimentarem os convidados na medida do possível; é bastante elegante, não obrigatório, agradecer dias depois do evento o presente recebido ou a presença do convidado na festa.

Sobre o Autor:

Marcelo de Weber
Consultor em Eventos
www.traffo.com.br
Com complementos do Guia de Casamento

Multicotação
Publicidade

www.guiadecasamento.com.br - © 2001-2014 - Todos os direitos reservados

Realização Vega Web

Compartilhe: