Log-in:
(?)
> > > Dicas de Etiqueta de Casamento para os Convidados

Dicas de Etiqueta de Casamento para os Convidados

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0

Como o parentes e amigos devem se comportar na cerimônia e festa

Se, além de feliz, você fica apreensivo quando recebe um convite de casamento, por não ter certeza sobre como se comportar no evento, veja nossas dicas de etiqueta para convidados e divirta-se

Ser convidado para um casamento é sempre uma alegria. Mas, para algumas pessoas, é também motivo de preocupação. Na hora, sempre aparece uma dúvida sobre como se comportar, ou se está chamando atenção por algo que fez de errado. Por isso, o Guia de Casamento separou algumas dicas de etiqueta para que os convidados do casamento, pais, padrinhos, familiares e amigos, possam se confraternizar nesse momento sem cometer (muitas) gafes. Porém não esqueça: em qualquer situação, elegância é, acima de tudo, uma questão de respeito aos outros e bom senso.

Antes do Casamento

  • Após receber o convite, é importante entender o que ele diz. Se vier escrito “Sr. [Nome e Sobrenome] e família”, subentende-se que todos que morem na mesma casa estão convidados. Mas se vier no convite “Sr. [Nome e Sobrenome] e Sra. [Nome e Sobrenome]”, o convite é restrito ao casal. E quando vier no convite somente o nome de uma pessoa, somente esta pessoa está convidada para o evento.
  • Verifique no convite se há pedido de confirmação de presença (RSVP). Caso positivo, é imprescindível entrar em contato para confirmar ou não sua presença no evento, para que os noivos possam passar ao buffet, igreja, etc. um número mais aproximado de convidados.
  • O traje deve estar de acordo com o horário e estilo do casamento. Mesmo que o casamento seja mais informal, nunca vista jeans e camiseta, pois demonstra falta de consideração pelos noivos. A princípio, nenhum convidado ou madrinha deve usar as cores branca, pérola ou marfim, pois são exclusivas da noiva.
  • Os presentes não devem ser entregues aos noivos na igreja ou durante a recepção. O mais certo é que sejam entregues com antecedência, na casa da noiva.

Durante a Cerimônia e Recepção

  • Recepção de casamento ao ar livre Se você também foi convidado para a festa, deve comparecer antes à cerimônia. Se for direto para a festa, passará uma má impressão.
  • É muito importante respeitar o horário do evento. O convidado nunca deve chegar após os noivos. Em especial, após a noiva.
  • Quando chegar à igreja para assistir à cerimônia, lembre-se da disposição de lados, sendo o lado esquerdo de quem entra para os familiares e convidados da noiva e o lado direito para a família e convidados do noivo.
  • Durante a festa, em meio às pessoas, deve-se evitar alguns gestos deselegantes e exagerados como: apontar, bocejar, coçar, cutucar e espreguiçar. Além disso, não insista por ser filmado ou fotografado e, quando o fotógrafo ou equipe de filmagem vierem, aja naturalmente.
  • Não exagere na bebida e não tente chamar atenção pra si, por mais intimidade que tenha com os noivos. O dia é do casal, eles que têm que ser o centro das atenções.
  • É de costume (embora muitos já evitem) o noivo passar arrecadando dinheiro para a lua-de-mel em troca de um pedaço da gravata dele. Na dúvida, vá preparado para colaborar.
  • No almoço ou jantar, se tiver muitos talheres sobre a mesa, eles estarão dispostos de acordo com a ordem que os pratos serão servidos. A regra é sempre começar de fora pra dentro (confira aqui como uma mesa formal é disposta).

Após o Casamento

  • Não precisa esperar a saída dos noivos para ir embora da festa e nem se despedir deles. Se os pais dos noivos estiverem próximos à saída, é gentil cumprimentá-los e agradecer o convite.
  • Não leve para casa os arranjos da mesa, a menos que estes sejam as lembrancinhas. Não peça também mais de uma lembracinha, pois geralmente são contadas. Pedir bolo, bem-casados extras, docinhos ou qualquer outra coisa para levar para casa é muito deselegante. Caberá à organização do evento oferecer ou não esses mimos extras.
  • Quem recebe o Cartão de Participação, referente a um casamento já realizado, deve mandar um telegrama ou ligar para cumprimentar o casal. Se os noivos morarem em outra cidade e tiverem informado o e-mail, os cumprimentos podem ser enviados pela internet. O que não se pode fazer é ignorar o fato!

As regras de etiqueta estão disponíveis hoje para qualquer pessoa. Com a ajuda dos meios de comunicação, como a TV e Internet, todos podem ter acesso à informação e usá-la a seu favor. Lembre-se que a etiqueta serve para lhe ajudar a se relacionar com outras pessoas, portanto é essencial para a nossa vida social. Na dúvida, seja natural. Não arrisque, pergunte discretamente, aguarde instruções ou observe os outros convidados.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: