Log-in:
(?)
> > > Horta Caseira Decorativa em Garrafas PET

Horta Caseira Decorativa em Garrafas PET

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0
Cultivar uma horta caseira em garrafas PET, além de ser uma decoração sustentável que ajuda a reciclar embalagens plásticas, também é ótimo para uma alimentação saudável e até como terapia anti-stress

Uma dica do Guia de Casamento para decorar sua casa, contribuir com a alimentação saudável da família e ainda ajudar na preservação do meio ambiente. A ideia é reaproveitar as garrafas PET de água, refrigerantes, etc., que acabariam indo para o lixo, para cultivar suas hortaliças. Mais do que responsabilidade ambiental, cultivar sua própria horta pode ser um momento muito prazeroso para você, o casal e até as crianças. Muitos usam essa prática sustentável como terapia para relaxar.

Este tipo de horta doméstica não ocupa uma área muito grande. É ideal para pessoas que gostariam de cultivar suas próprias hortaliças, mas não dispõem de muito espaço em casa. O local onde sua horta ficará pode ser pequeno, porém tem que ser arejado, ensolarado ou com bastante luz natural, como quintais, varandas, jardins de inverno ou próximo a janelas.

O que plantar?

Se você tem pouca ou nenhuma experiência com plantas, é melhor comprar mudas já em desenvolvimento. Você pode encontrar várias espécies e conseguir dicas de plantio em feirinhas de plantas, lojas de jardinagem e hortos. Dê preferências para espécies de pequeno porte, como salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, tomilho, erva-cidreira, alface, rúcula, hortelã, manjerona, etc.

Horta caseira com garrafa PET

Veja como fazer sua horta caseira com garrafas PET

Material:

  • Tesoura
  • Alicate
  • Arame
  • Garrafa PET
  • Isopor em pedaços
  • Manta de bidim ou tecido permeável para drenagem
  • Terra preta e comum (ou terra preparada para jardim)
  • Mudas ou sementes de hortaliças

Como preparar:

Faça grandes furos nas saliências no fundo da garrafa PET. Corte uma janela na lateral do recipiente, na parte intermediária. Coloque isopor picado no fundo e cubra-o com um círculo de tecido ou manta de diâmetro maior que o da garrafa. Misture separadamente 50% de terra comum e 50% de terra preta (caso não tenha encontrado terra preparada) e coloque na garrafa PET até a metade.

Coloque sua hortaliça ou semente e ajeite bem; a seguir, adicione mais um pouco de terra. Para que o solo fique firme, dê uma leve batida com a garrafa na mesa para a terra se assentar. Complete com mais um pouco de terra até ficar um dedo abaixo da janela, para que a água não transborde quando você regar. Para finalizar, faça um gancho com o arame e amarre-o no gargalo da garrafa para pendurar sua hortinha.

Use sua criatividade e decore sua casa com essa linda horta, trazendo assim um ambiente mais verde, saudável e além de tudo perfumado com os aromas das hortaliças. Você pode fazer cortes e montagens diferentes nas garrafas e adaptá-las para ficarem sobre cavaletes, presos à parede ou no chão (veja as fotos abaixo). Lembre-se: “Reduzir”, “Reutilizar” e “Reciclar” são os três Rs do Desenvolvimento Sustentável. Então faça sua parte pelo planeta: consuma de foma consciente, reaproveite os materiais e ajude a preservar nosso meio ambiente!

Horta caseira com garrafa PET Horta caseira com garrafa PET
Horta caseira com garrafa PET Horta caseira com garrafa PET

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Multicotação
Publicidade


Compartilhe: