Log-in:
(?)
> > > Quando Contratar um Profissional?

Quando Contratar um Profissional?

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0
Saiba planejar a construção, reforma ou decoração da casa ou apartamento para garantir sucesso e economia. Aprenda qual o melhor momento para contratar um profissional especializado para cada situação

Sempre que pensamos em construir ou reformar um imóvel, seja casa, apartamento, empresa, etc. surge a dúvida sobre quando dá para encarar a obra sozinho ou se será mesmo preciso contratar um profissional para tocar o projeto. Principalmente quando analisamos o custo inicial de contratação, que parece estar bem acima do que planejamos.

Mas é importante lembrar também que o que parece mais barato inicialmente pode sair muito caro, com atrasos na obra, gastos não previstos e resultado distante do que se pretendia. Por isso, muitas vezes, o acompanhamento de alguém experiente pode ser uma opção melhor que simplesmente por a mão na massa e tentar fazer tudo sozinho. Ainda mais quando se está organizando ou acabou de realizar o casamento. Mas quando contratar esse profissional? Confira as dicas abaixo:

Qual o melhor momento para procurar um profissional?

O melhor momento é no ato da compra do imóvel, seja este um terreno ou um edifício, pois a orientação sobre aspectos legais e técnicos representam um planejamento melhor, resultando em uma possível economia.

  • Contratando um profissionalPara quem pretende Construir: o melhor momento é na escolha do terreno, pois pode auxiliar nas questões legais (o que é permitido construir naquela região? Quantos pavimentos? Qual metragem? Existe algum impeditivo na guia amarela?), assim como orientar quanto aos elementos que interferem nos custos da obra (tipo de solo, relevo, infra-estrutura existente, ...). Saiba Mais: Construir ou Comprar Pronto?
  • Para quem quer Reformar/Regularizar: antes de iniciar qualquer alteração, procure um profissional. Marcar uma conversa normalmente é gratuito e ajuda a entender questões legais (o que é possível fazer e o que é necessário alterar para estar de acordo com as novas leis do município, já que com o passar dos anos muitas normas mudam e aprovar o projeto na prefeitura irá exigir que esteja de acordo com as novas disposições), como também pode auxiliar o proprietário a ter novas ideias, favorecendo uma valorização do imóvel. Saiba Mais: Custo/Benefício da Contratação de um Profissional.

Prefeitura

Quando preciso aprovar meu projeto na Prefeitura?

  • Construção/Reforma: o correto é sempre aprovar o projeto quando for alterada a área construída, a posição das janelas e portas e outros elementos que interferem na ocupação do lote e na sua relação com o meio externo (aberturas e distâncias em relação ao lote vizinho, altura da edificação/telhado, área permeável do terreno).
  • Patrimônio Tombado: qualquer alteração necessita de autorização prévia, mesmo que seja uma “simples” nova pintura na parede.

Dicas

Sempre que precisar construir/demolir paredes consulte um profissional da área. É necessário saber se esta parede que se pretende destruir é estrutural ou ainda se o peso da nova estrutura pode danificar a edificação de alguma maneira.

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: