Log-in:
(?)
> > > 12 Dicas para Comprar o Imóvel Certo

12 Dicas para Comprar o Imóvel Certo

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 1
Pontos: 5

O que você precisa saber para realizar o sonho da casa própria

Para a maioria dos noivos, o casamento é o ponto de partida para a compra do primeiro imóvel. Confira as dicas do Guia para você realizar mais esse sonho

Se você está organizando o casamento ou já é casado e pretende comprar a casa própria, saiba que o importante é conhecer bem todos os detalhes que envolvem o negócio. Confira essas 12 dicas para comprar o imóvel certo, faça um bom planejamento financeiro para não comprometer muito o orçamento do casal e feliz casa nova!

  1. Comprando a casa ou apartamento idealLocalização: Escolha uma casa ou apartamento em um local que atenda as necessidades da família. Confira distâncias até o trabalho e escolas, se há supermercados, farmácias, padarias, restaurantes e bancos por perto, para não depender do carro para tudo.
  2. Transporte: Confira as opções de transporte público da região, como linhas de ônibus, metrô, trem, etc. para chegar a parques, shoppings, clubes, academias, etc. Isso é importante para vocês e para as visitas também.
  3. Estabilidade: Prefira bairros que já estejam estabilizados e bem definidos. Um bairro novo ou em transformação pode trazer surpresas desagradáveis a médio prazo, como a chegada de bares, casas noturas e até igrejas, que aumentam o movimento de carros e pessoas na rua, ocupando vagas de estacionamento, atrapalhando a circulação e a calma do local.
  4. Construtora idônea: O risco de falência da construtora é o maior pesadelo para quem compra imóvel na planta. Para diminuir o risco, procure sempre empresas com boas referências no mercado. Informe-se sobre o passado da empresa, outros empreendimentos, reclamações no Procon, etc.
  5. Variação de preço: Cuidado com empreendimentos “a preço de custo”, que podem sofrer grandes variações de valor no decorrer da obra. Confira o contrato e procure contar com a assessoria de um advogado ou consultor imobiliário.
  6. Economize: Para fugir dos grandes e longos financiamentos, ou pelo menos para reduzi-los, o ideal é ter uma economia reservada para a compra do imóvel. Pense em algo a partir de 10% do valor do imóvel desejado.
  7. Entrada: Quanto mais você dispor para dar de entrada no imóvel, menores serão o prazo do financiamento e os juros. O FGTS costuma ser uma boa fonte de renda para compra da casa própria. Você também precisará de dinheiro para os documentos e taxas da compra (cerca de 5% do valor do bem).
  8. Usados: A vantagem de se comprar uma casa ou apartamento usado é o valor, que costuma ser menor. Porém é preciso conferir o estado do imóvel, em especial, instalações elétricas, hidráulicas, telhados, lajes, pisos e revestimentos. Ao longo do tempo podem surgir despesas inesperadas.
  9. Condomínio antigo: Prédios antigos também podem necessitar de reformas grandes nos serviços e áreas úteis, como pinturas, reforma de elevadores, áreas de lazer etc. Por isso, é importante ficar atento ao estado geral do edifício. Converse com a administradora e com o síndico. Confira o valor médio do condomínio e eventuais taxas extras.
  10. Novos: Imóveis novos também não estão livres de despesas extras. Hoje em dia, muitos prédios são entregues “pelados”, exigindo aplicação de pisos, revestimentos, armários, pintura, acabamento etc. Esses gastos podem chegar a 20% do valor do bem!
  11. Imóvel ocupado: É sempre um risco comprar imóvel com alguém morando. Em especial quando é alugado. Quando é o proprietário que ainda está ocupando o local, costuma ser mais fácil negociar a saída. Exija a escritura em seu nome, veja se o diálogo é viável e fuja de disputas judiciais. Cuidado com promessas não registradas no papel.
  12. Financiamento: Hoje em dia existem diversas formas de se conseguir crédito imobiliário. Programas de financiamento, como o “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, podem ser uma boa opção para imóveis menores e mais acessíveis. Os bancos públicos e privados também oferecem diversas opções. Vale a pena pesquisar!

Leia também:
Quem Casa Quer Casa

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: