Log-in:
(?)
> > > Construir ou Comprar Pronto?

Construir ou Comprar Pronto?

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0
Construir ou comprar um imóvel pronto? Essa é a principal pergunta a se fazer. Dicas e informações sobre construção e compra

Se você está com dinheiro para investir em imóvel mas ainda tem dúvidas se a melhor opção é comprar uma casa ou apartamento protos ou construir seu imóvel, confira abaixo algumas dicas, com vantagens e desvantagens de cada caso. Seja antes ou após o casamento, o importante é que os noivos possam analisar com calma as opções, tomar a decisão e fazer um planejamento juntos do projeto.

Elementos a considerar

Se você não tem o terreno

Neste caso é importante pensar em sua rotina e no padrão de qualidade de vida que está buscando. São muitos itens a considerar: distância ao trabalho; mora sozinho?; tem filhos?; onde o companheiro trabalha?; gosta de cuidar de jardim?; gosta de viajar?

Construir ou comprar o imóvel pronto? | Foto: Clique ArquiteturaTodas estas perguntas tem um peso diferente para cada indivíduo. Se segurança e redução de tempo no trânsito são importantes, o ideal é morar perto do seu trabalho. E se este fica em uma região com poucos terrenos livres, uma ótima solução é comprar o imóvel pronto e de preferência próximo a estações de ônibus e/ou metrô.

Outra solução pode ser a busca por um “refúgio”: procurar terrenos em locais distantes, em condomínios, por exemplo, pode ser a melhor opção para quem quer construir a casa dos sonhos e ter a tranquilidade de morar em um local mais afastado do centro.

Se você já possui o terreno

Construir pode ser mais econômico do que comprar pronto, pois poderá planejar exatamente o que precisa e fazer um projeto dentro do orçamento previsto. Apenas construa se tiver certeza de que pode realizar todas as etapas.

Como qualquer empreendimento que realizamos, construir exige estabelecer metas e atingi-las, assim esta experiência pode ser tranquila e trazer os resultados almejados.

Construir exige:

Escolha do terreno

  • Estudo da relação do lote com o sistema de transporte (pontos de táxi, ônibus, metrô, fluxo do tráfego das ruas em torno);
  • Atenção em relação à posição do norte (estudo de fachada e a relação com o sol, ventos, chuvas...);
  • Atenção em relação a existência de árvores no lote;
  • Verificar se legalmente está tudo certo com o terreno (impostos, registro do imóvel...) - saiba mais sobre como verificar a Guia Amarela.

Desenvolvimento do Projeto

Acompanhamento da Obra

  • Fiscalizar a obra é essencial: exigir o cumprimento do projeto, o uso adequado dos materiais e estar atento à ocorrência de possíveis erros permitem que os problemas sejam percebidos de imediato evitando que se tornem maiores no final;
  • Pesquisar preços e qualidade é fundamental e exige tempo;

Acabamento (revestimentos e detalhes)

É a etapa mais cara da obra e exige atenção dobrada! Se possível faça um projeto de interiores e planeje a compra dos materiais e acabamentos. Isso evitará erros e fará com que sua obra seja mais econômica e funcional.

Vantagens de comprar um imóvel pronto

  • Você não precisa esperar para construir;
  • Pode comprar um imóvel na planta e não se preocupar com a obra;
  • As preocupações com planejamento e orçamento serão bem menores;
  • Se você não tem tempo para planejar todo o processo, ou ainda não tem paciência, o melhor é esta opção... pois sua obra pode sair muito mais cara do que imaginava por falta de cuidado e atenção.

Vantagens de Construir

  • Você pode planejar exatamente os espaços necessários e na medida adequada;
  • Pode construir algo dentro dos recursos disponíveis;
  • Pode pensar detalhes da construção idealizando exatamente o que sonhou, criando um edifício personalizado e mais adaptado às suas necessidades;
  • Pode criar um orçamento que economiza em alguns itens, mas que valoriza outros pontos da construção, como o acabamento de áreas como as salas e a cozinha. Ou seja, valorizar espaços que você usa com maior frequência.
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: