Log-in:
(?)
> > > 9 Fórmulas Científicas para um Casamento Duradouro

9 Fórmulas Científicas para um Casamento Duradouro

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0

Confira nove maneiras de garantir um casamento feliz, segundo a ciência

Confira nove fórmulas científicas, baseados em estudos de universidades, profissionais e institutos de pesquisa renomados, que tentam garantir que o casamento seja duradouro e feliz

Fórmulas científicas para o casamento felizA ciência sempre mostrou grande interesse pelos relacionamentos humanos, em especial pelo casamento. Todo ano, diversas pesquisas são publicadas por universidades e institutos do mundo inteiro, tentando desvendar os segredos da felicidade conjugal e da longevidade das relações. Em geral, esses estudos são divulgados pela mídia como receitas garantidas de sucesso e satisfação, mas o fato é que os cientistas ainda estão bem longe de descobrir como evitar ou solucionar os problemas do dia a dia de um casal. Confira abaixo nove dessas fórmulas científicas, baseadas em resultados de pesquisas, que tentam garantir que o casamento seja duradouro e feliz.

1. Encontre seu amor pela Internet

Um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences(1 indica que casais que se conheceram por canais on-line, como sites de relacionamento ou redes sociais, foram mais felizes e se divorciavam menos. Mas, depois que encontrar seu amor na net...

2. Fuja das redes sociais

Uma pesquisa da Universidade de Boston(2, por sua vez, indica que o uso de redes sociais pode ser causa de insatisfação no casamento. Dos casais que usam redes, 32% já pensaram em separação, contra 16% dos que não usam. Então curta com moderação!

3. Realizar um casamento mais econômico

Segundo uma pesquisa da Universidade de Emory(3, noivas que gastaram mais de 20 mil dólares para realizar a cerimônia e festa do casamento se divorciaram até 3,5 mais que as que gastaram menos. Na dúvida, economize! Clique aqui e saiba como.

4. Assistir e discutir filmes juntos

Em um trabalho publicado no Journal of Consulting and Clinical Psychology(4 os pesquisadores pediram para casais assistirem juntos a filmes e depois discutirem a relação dos personagens da trama por 30 minutos. O resultado foi uma redução de 50% na taxa de divórcios.

5. Pare o que está fazendo para responder a comentários aleatórios

Segundo o psicólogo John Gottman(5, fazer comentários aleatórios é uma forma de pedir atenção do companheiro. O psicólogo estudou casais durante seis anos e descobriu que quem costumava responder aos parceiros nessas ocasiões não havia se separado. Já os que tinham se separado só respondiam a 3 de cada 10 comentários en passant do marido ou mulher.

6. Evitar discussões

Um estudo da Universidade Estadual de Ohio concluiu que discussões frequentes estão ligadas ao aumento de peso e dos níveis de insulina e colesterol no casal, o que pode causar risco de diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, em especial naqueles com histórico de depressão.

7. Use mais “nós” e menos “eu” nas discussões

Um estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley(6 constatou que casais que usavam mais frequentemente o pronome “nós” durante as discussões conseguiam resolver mais facilmente os conflitos e tinham uma vida conjugal mais feliz.

8. Exalte seu companheiro(a)

Segundo uma pesquisa da Universidade de Buffalo(7, realizada durante três anos, casais que costumavam enaltecer as qualidades e até inflar o ego do companheiro(a) tinham mais chances de manter um relacionamento feliz.

9. Fazer coisas que os dois gostem

Outra pesquisa, publicada no Journal of Marriage and Family(8, indica que participar das atividades de lazer do companheiro, sem gostar, diminui a felicidade conjugal. O estudo concluiu que é mais importante que os dois aproveitem as horas vagas em comum para realizarem atividades que deem prazer aos dois, como livros, hobbies, etc., seja juntos ou cada um na sua.

Independente dos resultados das pesquisas, claro que não existem fórmulas científicas ou “mágicas” que possam garantir que o relacionamento seja sempre feliz e que o casamento seja duradouro e promissor. Cada casal vai descobrindo, através do tempo e de suas próprias experiências, quais caminhos devem seguir ou evitar para que sua vida conjugal traga satisfação aos dois e para que o amor permaneça vivo e em constante renovação.

Leita também:
10 Segredos de Um Relacionamento Duradouro

Estudos e Referências:
1) Proceedings of the National Academy of Sciences
2) Universidade de Boston
3) Universidade de Emory
4) Journal of Consulting and Clinical Psychology
5) Dr. John Gottman
6) Universidade da Califórnia, Berkeley
7) Universidade de Buffalo
8) Journal of Marriage and Family

Fonte: The Huffington Post, com complementos no Guia de Casamento.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: