Log-in:
(?)

Autoexame da Mama

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0

Veja como fazer o exame que pode ajudar no diagnóstico precoce do câncer

Faça o exame depois de cada menstruação para checar se há algo errado nos seios. Se notar qualquer alteração, procure um médico! Veja como fazer.

Aprenda a fazer o autoexame de mamaO câncer ainda é a principal causa de morte das mulheres. E o câncer de mama, em especial, atinge principalmente mulheres entre 45 e 55 anos, quando se aproximam ou estão no período da menopausa. Porém, é importante entender que os nódulos benignos também podem surgir em faixas etárias diferentes, e precisam ser diagnosticados e tratados corretamente. A doença também atinge homens.

É importante que, a partir dos 40 anos, todas as mulheres procurem seu médico anualmente para realizar exames. Somente um especialista poderá avaliar melhor e verificar a necessidade da realização de mamografia ou outros testes para detectar inclusive nódulos não palpáveis nos seios.

Hoje em dia, a principal (e mais simples) forma de prevenção do câncer de mama é o autoexame. Cerca de 90% dos tumores têm sido descobertos pela própria mulher através desse procedimento, que pode ser facilmente realizado em casal, uma vez por mês. O momento ideal para começar a fazer o autoexame de mama é a partir dos 21 anos, sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, você pode definir um dia certo no mês para fazer o exame.

Com o autoexame, a mulher passa a conhecer melhor seu corpo, o que torna mais fácil perceber qualquer alteração, como caroços nos seios e axilas, secreções nos mamilos, mudanças na cor e textura da pele ou no formato das mamas, etc. A recomendação é: se notar algo de diferente, procure imediatamente seu médico e fale sobre o problema. Lembre-se que o autoexame é complementar e não deve substituir outros exames.

Veja agora como fazer o autoexame da mama:

Autoexame da mama - Passo 11. Fique em pé, diante de um espelho e confira se a pele dos seios tem alguma alteração: se está retraída, ondulada, escura ou com muitos vasos. Levante os braços e veja se a pele se retrai ou se há diferenças anormais de altura ou tamanho das mamas e mamilos.

Autoexame da mama - Passo 22. Tamborile levemente com os dedos, em movimento circulares, nas mamas e mamilos e observe se a pele parece enrijecida, inchada, irregular ou com caroços.

Autoexame da mama - Passo 33. Aperte os mamilos com os dedos para conferir se sai alguma secreção estranha.

Autoexame da mama - Passo 44. Deite-se sobre um travesseiro e repita os passos 2 e 3, com o braço acima da cabeça

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: