Log-in:
(?)
> > > Câncer de Boca e Laringe

Câncer de Boca e Laringe

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0
Mais comum em homens, o câncer de laringe e o de boca (lábio, mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) estão entre os que mais afetam a região da cabeça e pescoço
  1. O câncer de laringe e o de boca (lábio, mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) estão entre os que mais afetam a região da cabeça e pescoço. O tratamento desses tipos de câncer pode causar problemas nos dentes, na fala, na voz e na deglutição.
  2. Tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco associados à ocorrência de câncer de laringe e boca.
  3. Previna-se contra o câncer de boca e laringe
  4. O câncer de boca é mais comum em homens do que em mulheres. Acomete, principalmente, pessoas com idade superior a 40 anos. Além do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas, está relacionado à higiene bucal inadequada, ao uso de próteses dentárias mal-ajustadas e à exposição contínua e prolongada à luz solar (câncer de lábio).
  5. No caso do câncer de laringe, além de tabaco e bebidas alcoólicas, o uso abusivo das cordas vocais e hábitos não saudáveis também são fatores de risco.
  6. Os principais sinais de alerta do câncer de laringe são dor de garganta contínua ou ao engolir, rouquidão e alterações na voz por um período superior a 15 dias. Esses sintomas podem estar associados à presença de câncer na região acima das cordas vocais (dor de garganta contínua ou ao engolir), nas cordas vocais (rouquidão ou mudança na voz e dificuldade para respirar).
  7. Os principais sinais de alerta do câncer de boca são: ferida nos lábios, na gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não melhora; caroço ou inchaço na bochecha que a pessoa sente ao passar a língua; perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca; manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou outra parta da boca; dificuldade para mastigar ou para engolir; dor sem razão aparente; inchaço que impede a adaptação correta de prótese dentária; emagrecimento acentuado sem justificativa; mudança na voz ou na fala.
  8. Há uma série de procedimentos cirúrgicos disponíveis para o câncer de boca e laringe. Cada caso deve ser avaliado individualmente. De acordo com a localização e estágio do câncer, o médico pode optar por cirurgia e/ou radioterapia, assim como por quimioterapia associada à radioterapia.
  9. Todos os tratamentos de câncer de laringe e boca envolvem algum grau de sequela e a necessidade de reabilitação posterior.
  10. Adote hábitos que contribuem para a prevenção do câncer de boca, entre eles: consultar regularmente o dentista; ficar atento a qualquer alteração na região e procurar, imediatamente, o médico; adotar uma dieta balanceada e saudável, à base de vegetais e frutas; quando ficar exposto ao sol, usar filtro solar e chapéu ou boné com aba larga, para prevenir-se do câncer dos lábios.
  11. Para cuidar bem de sua laringe, siga as seguintes recomendações: beba dois litros de água por dia, de preferência não gelada; evite falar alto, gritar ou pigarrear, hábitos que agridem as cordas vocais e podem provocar lesões benignas.

Para saber mais, acesse: Câncer de Boca e Garganta

Fonte:

Hospital A.C.Camargo (Divulgação )
www.accamargo.org.br

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: