Log-in:
(?)
> > > Câncer de Colo do Útero

Câncer de Colo do Útero

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0
O câncer do colo de útero é o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres brasileiras. Aprenda mais sobre essa doença, o que pode causa-la e como se prevenir dela
  1. O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres brasileiras, superando apenas pelos de pele e mama.
  2. A maioria dos casos de câncer de colo de útero (mais de 95%) está ligada ao vírus HPV (Papilomavirus Humano), contraído, principalmente, na relação sexual.
  3. Existem mais de 30 tipos diferentes de HPV genital conhecidos. Na mulher, este vírus provoca mudanças nas células do revestimento do colo do útero. Estas mudanças, caso não sejam tratadas podem se transformar em câncer.
  4. Grávida faz exames
  5. Na fase em que as células anormais ainda estão se formando, praticamente, não há sintomas. No entanto, a infecção pelo HPV pode causar coceira, irritação e verrugas genitais. Se o processo progredir, podem acontecer sangramentos, corrimento vaginal e dor nas ralações sexuais.
  6. O acompanhamento ginecológico periódico da mulher é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero. O médico pode detectar sinais suspeitos já no exame clínico realizado no consultório e tratar o HPV antes que evolua para câncer.
  7. O exame Papanicolau analisa células do colo do útero e aponta se há alterações compatíveis com a doença.
  8. A colposcopia, exame que estuda a região do colo do útero, é outro procedimento que pode ser solicitado pelo seu médico. Caso seja constada alguma lesão no exame, a biópsia é feita imediatamente.
  9. A prevenção do câncer de colo de útero está ligada aos cuidados para evitar o HPV genital. Não existe forma totalmente segura de evitar o HPV, mas você diminui as chances de contágio com o uso de preservativo em todas as relações sexuais, manutenção de boa higiene pessoal e acompanhamento ginecológico anual a partir do início da vida sexual.
  10. Outra medida preventiva é a vacinação contra o HPV, indicada para mulheres entre 9 e 26 anos. Fale com seu médico.
  11. A imunização através da vacina não substitui a adoção das demais medidas preventivas. A vacina contra HPV protege apenas contra 70% dos tipos de vírus responsáveis pelo câncer de colo de útero.

Para saber mais, acesse: Câncer de Colo do Útero

Fonte:

Hospital A.C.Camargo (Divulgação )
www.accamargo.org.br

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: