Log-in:
(?)

Câncer de Pele

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0
No Brasil, 25% dos tumores malignos diagnosticados são da pele. Pessoas diagnosticadas no início da doença têm 90% de chance de cura. O câncer de pele mais agressivo é o melanoma
  1. No Brasil, 25% dos tumores malignos diagnosticados são da pele.
  2. Pessoas diagnosticadas no início da doença têm 90% de chance de cura.
  3. Dos três tipos de câncer de pele mais freqüentes, o melanoma é o mais agressivo. Por essa razão, em termos de malignidade, os profissionais de saúde costumam classificar a doença em duas categorias: "câncer de pele do tipo melanoma" e "câncer de pele do tipo não melanoma".
  4. Proteja-se do câncer de pele
  5. O câncer de pele pode provocar metástase, situação em que a doença se espalha por outros órgãos do corpo.
  6. Fique atento aos principais sinais e sintomas dessa doença: um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; uma mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
  7. Entre os fatores de risco do câncer da pele estão: a exposição prolongada ao sol, sem proteção adequada; alterações na imunidade; e o hábito de fumar, além de pele e olhos claros.
  8. Independentemente do tipo de pele, a exposição ao sol, seja no dia-a-dia ou em momentos de lazer, deve ser acompanhada de cuidados: evite a exposição solar entre 10h e 15h (16h, no horário de verão) use chapéus, camisetas e protetor solar; reaplique o protetor solar a cada duas horas; e na praia, utilize barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. Mesmo a exposição ao sol, quando os raios parecem mais fracos, antes das 10h e após as 15h, também não é inócua. Nesse período, os mesmos cuidados devem ser seguidos.
  9. Pessoas brancas estão mais sujeitas a apresentar problemas da pele, inclusive câncer. No entanto, negros e amarelos também podem ter a doença.
  10. Nas pessoas negras e amarelas, o câncer da pele aparece, principalmente, na planta do pé, palma da mão e unhas. Os sinais de alerta são manchas escuras ou alterações no crescimento ou escurecimento da unha.
  11. Faça avaliação clínica da pele com seu médico para prevenir o desenvolvimento da doença.

Para saber mais, acesse: Câncer de Pele - Melanoma e Câncer de Pele - Não Melanoma

Fonte:

Hospital A.C.Camargo (Divulgação )
www.accamargo.org.br

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: