Log-in:
(?)

Câncer de Próstata

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0
O câncer de próstata - glândula masculina localizada entre a bexiga e o reto - é o segundo tipo mais comum da doença em homens, superando apenas pelo câncer de pele
  1. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença em homens, superando apenas pelo câncer de pele.
  2. Previna-se contra o câncer de próstata
  3. A próstata é uma glândula masculina localizada entre a bexiga e o reto. Participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozóides produzidos nos testículos. A próstata envolve a uretra e seu tamanho normal é similar ao de uma noz.
  4. Na maioria dos casos de câncer de próstata, o tumor cresce lentamente, podendo levar de 10 a 15 anos para alcançar 1 cm3.
  5. Em geral, o câncer de próstata é diagnosticado em homens com idade superior a 50 anos.
  6. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. No entanto, fique alerta em caso de sentir dor ou queimação ao urinar, jato urinário fraco, sensação de que não urinou tudo, presença de sangue na urina ou necessidade frequente de urinar, principalmente à noite. Sintomas como esses são, geralmente, relacionados ao crescimento benigno da próstata (hiperplasia prostática), mas, também, podem ser sinais de alerta para tumores.
  7. Todo homem deve consultar um médico e adotar uma rotina de exames preventivos, principalmente, a partir dos 40 anos.
  8. Os principais exames para diagnóstico precoce da doença são o clínico (toque retal), a ultra-sonografia e o laboratorial (dosagem de antígeno prostático específico, mas conhecido como PSA).
  9. Não permita que o preconceito ou receio o afaste da realização dos exames preventivos. Eles são fundamentais para o diagnóstico precoce, que aumenta significativamente a chance de cura e a de preservar de maneira saudável a capacidade de urinar e de ereção.
  10. A herança genética é bastante forte em câncer de próstata e a presença da doença em dois parentes de primeiro grau aumenta o risco de diagnóstico desse tipo de câncer em até seis vezes ao da população em geral.
  11. Estudos sugerem que dieta rica em gorduras e carne vermelha aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata, enquanto a ingestão de frutas e vegetais e a prática de exercícios físicos oferecem proteção.

Para saber mais, acesse: Câncer de Próstata

Fonte:

Hospital A.C.Camargo (Divulgação )
www.accamargo.org.br

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: