Log-in:
(?)
> > > Janela Fértil - Planejando a Gravidez

Janela Fértil - Planejando a Gravidez

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0
Chamam-se Janela Fértil os dias do ciclo menstrual em que há uma maior probabilidade da mulher engravidar. Geralmente as mulheres têm seis dias de janela fértil em cada ciclo menstrual.

Chamam-se "Janela Fértil" os dias do ciclo menstrual em que há uma maior probabilidade da mulher engravidar, caso tenha relações sexuais. Geralmente as mulheres têm seis dias de janela fértil em cada ciclo menstrual.

Janela FértilPor exemplo, se seu ciclo menstrual começar no 1º dia do mês, é recomendado que tenha relações sexuais nos dias 10, 11, 12, 13, 14 e 15 do mês, caso QUEIRA ENGRAVIDAR. Pois a probabilidade de gravidez aumenta se o casal tiver relações sexuais diárias, nos seis dias da janela fértil.

A janela fértil é calculada levando-se em consideração o tempo que o óvulo permanece vivo (média de 12 a 24 horas), e a capacidade de fecundação dos espermatozóides, que varia entre um até cinco dias. Por isso que o período fértil começa antes mesmo da ovulação, estendendo-se até 24 horas após a liberação do óvulo.

Estudos têm demonstrado que a ovulação pode acontecer em praticamente qualquer dia do ciclo menstrual. Mas o pico de ovulações ocorreu entre o 12º e 13º dia do ciclo, com 54% das mulheres avaliadas. A duração dos ciclos variou entre 19 e 60 dias, mas a maioria das mulheres apresentou ciclos com cerca de 28 a 30 dias.

Além da data, existem alguns sinais fisiológicos que indicam a ocorrência da ovulação, dentre eles podemos citar a dor pélvica, que ocorre em algumas mulheres, o aumento da temperatura basal (temperatura do corpo em repouso absoluto) e a mudança do aspecto do muco cervical (secreção que sai na vagina).

Após a menstruação, devido aos baixos níveis de estrógeno e progesterona, o muco cervical é muito pouco ou ausente (sensação de secura). À medida que aumenta a produção de estrogênio, o conteúdo de água e sódio desse muco se eleva progressivamente, atingindo o ápice no pico da produção de estrogênio pré-ovulatório, então esse muco se torna fino, esticável ou filante, claro, abundante, mais aquoso (contém 98% de água), lembrando o aspecto de clara de ovo.

O pico do muco corresponde ao pico da secreção de estrógeno, geralmente três dias antes da ovulação. Esse tipo de muco cervical é altamente permeável aos espermatozóides, facilitando a sua ascensão ao interior do útero, sua função é proteger os espermatozóides do meio ácido vaginal e também capacitar os espermatozóides para poder haver fertilização.

Cada mulher é um ser único, por isso é importante que acompanhe seu ciclo menstrual, para calcular sua janela fértil. Não confie na memória, imprima o Calendário de Ciclo Menstrual e acompanhe seu ciclo mensalmente.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: