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Nove Palavras para Controlar o Estresse

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Confira dicas para desestressar e solucionar problemas

O Guia de Casamento separou para você nove palavras especiais para lhe ajudar a controlar o estresse dos preparativos, ou do dia a dia, e encontrar soluções para os problemas cotidianos

É verdade que ninguém está livre de situações inesperadas e estressantes na vida. Todos os dias, novos desafios, novos problemas e novas oportunidades são lançadas diante de nós. O estresse é uma reação normal, uma defesa do organismo contra tudo o que muda a rotina e altera o curso que consideramos natural, nos tirando da zona de conforto, nos desafiando ou ameaçando.

Essa mistura de sentimentos e reações químicas é essencial para o nosso desenvolvimento pessoal. Porém, é importante que o chamado stress esteja sob controle e não atinja níveis exagerados, prejudicando nossas ações, nossa paz interior e nossa saúde. Você tem sentido os efeitos negativos da ansiedade, seja por conta dos preparativos do casamento ou por questões relacionadas ao trabalho, família etc.? O Guia traz para você nove palavras que poderão lhe ajudar a controlar esse estresse:

1. Sono

Driblando o estresse em 9 palavrasSabe aquele problema que não sai da sua cabeça e para o qual você não consegue encontrar solução? Você já tentou “perguntar para o travesseiro”? O sono é uma arma importante para resolvermos questões complicadas. Enquanto dormimos, nosso cérebro trabalha, organizando as informações, fazendo conexões e buscando respostas através de nossa memória e raciocínio lógico.

2. Alimento

Uma alimentação saudável não é só benéfica para o corpo, mas também para a mente. Beba bastante água, coma frutas e verduras, faça refeições leves, à base de carnes brancas e legumes, cuidado com o excesso de alimentos estimulantes, como café, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Muitas vezes, uma rotina alimentar desregrada está na base de uma vida estressante, o que acaba se refletindo na saúde física e mental.

3. Exercício

Nosso corpo foi feito para se movimentar. Quando ficamos sedentários começamos a sentir os efeitos no corpo e na mente. Você não precisa tornar-se um atleta profissional e correr uma maratona toda semana. O importante é ter uma rotina de exercícios que mantenha seu corpo ativo. Comece com algo simples e que goste de fazer, como andar de bicicleta, nadar, caminhar etc. Seu cérebro agradece!

4. Hobby

A prática de algo que relaxa, diverte e distrai ao mesmo tempo é ótimo para darmos um tempo no estresse e deixar as coisas se ajustarem naturalmente. Faça uma coleção, toque um instrumento, desenhe, pinte, procure algo que você largou pelo caminho da vida ou que sempre quis fazer e nunca se deu tempo ou oportunidade.

5. Presente

Que tal dar um presente especial para aquela pessoa tão importante na sua vida: Você! Mimar-se faz parte de amar-se. Presenteie-se de vez em quando. Dê-se ao luxo daquela roupa especial, do perfume, ou da viagem dos sonhos. Não deve ser sempre, mas também não precisa ser nunca!

6. Confronto

Fugir para sempre de um problema não irá resolvê-lo. Aceite o estresse como um desafio que precisa ser analisado racionalmente. Às vezes, quando encaramos o monstro de frente ele se torna bem menos assustador. Você cuidou do seu cérebro com alimento, exercícios, hobbies e até mimos? Agora é hora de usá-lo! Dica: organize as ideias. Escreva sobre o problema, sua origem, suas implicações, as soluções possíveis, os prós e contras de cada uma.

7. Coragem

Ter coragem não é o contrário de ter medo. Ter coragem é erguer a cabeça e fazer o que precisa ser feito, mesmo com medo. Se, ao analisar o problema, você viu que terá que tomar uma atitude, então prepare-se, respire fundo e aja. Se errou, corrija, peça perdão. “Um passo à frente e você não estará mais no mesmo lugar”.

8. Autocontrole

Ficou triste, com raiva, frustrado? Dê um tempo e tente processar primeiro seus sentimentos. Tente ver as coisas sob o ângulo do outro ou de alguém fora da situação. Acostume-se a pensar antes de agir tempestivamente. Antes de falar sobre o que pensa ou sente, controle-se e tente entender seus sentimentos. Depois, se achar que vale a pena, fale!

9. Fé

Pessoas espiritualizadas, que praticam alguma religião como forma de se desenvolver pessoal e espiritualmente, costumam encarar os problemas mais facilmente. A religião nos aproxima das pessoas. A fé nos dá suporte espiritual e psicológico, nos ajuda a conhecer nossas limitações e a acreditar que os problemas podem ser resolvidos ou superados.

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