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10 Dicas Contra o Estresse

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Aprenda a combater o stress e viva melhor!

Leia aqui 10 dicas básicas para você prevenir ou combater o stress do dia-a-dia. São passos simples, mas que podem trazer uma melhora significativa na sua rotina e ganhos na qualidade de vida.

Os estresse é algo inevitável! Ele faz parte da vida e, às vezes, pode até ser útil. Mas quando o stress se acumula ou não dá lugar para momentos de relaxamento e diversão, ou quando ele começa a atrapalhar sua rotina, seu sono e sua saúde, é preciso acender a luz amarela e combater essa situação. Confira 10 dicas básicas para se prevenir e combater o estresse, organizar seu casamento com mais calma e viver com mais harmonia.

10 truques contra o stressCombatendo o estresse passo a passo

1. Inimigos do sono - Observe se tem tido crises de insônia e ansiedade à noite, ou se tem acordado cansado, fatigado ou irritado. Além de ser sinal de estresse acumulado, isso pode prejudicar sua saúde. Confira se é um problema do ambiente em que dorme (cama, luminosidade, ruídos, etc.) ou algo externo. O estado de humor ao acordar é seu principal alarme contra o estresse!

2. Atividade física - Não tem jeito: nosso corpo foi feito para se movimentar. Você não precisa se tornar um atleta para combater os males do dia a dia. Só precisa de uma atividade física regular, como uma caminhada, natação, ciclismo, etc. Isso fará bem para o físico e para a mente!

3. Alimentação com calma - Sim, todos nós também precisamos de alimentação equilibrada e nutritiva. Mas também precisamos de um tempo certo para nos alimentar. Tente respeitar seus horário de refeição. Faça uma pausa (física e mental) e alimente-se com calma. Reserve alguns minutos após cada refeição, seja para caminhar ou para se distrair um pouco. Nada de “engolir e voltar correndo para o serviço”.

4. Prevenção contra riscos - Procure agir de forma preventiva, evitando acidentes, seja no trabalho, em casa, no trânsito, etc. Parar para pensar e contar até 10 antes de agir de forma impulsiva pode lhe tirar de situações estressantes e lhe poupar muita dor de cabeça.

5. Intervalo pessoal - Reserve um tempo para você dentro de sua rotina (por dia, semana ou mês, conforme as possibilidades). Todo mundo precisa de um momento para pensar em si, avaliar o momento, entender o rumo que as coisas estão tomando, tanto na família, quanto no trabalho, relacionamento, etc.

6. Autoconhecimento - Faça uma lista de coisas e situações que lhe causam aborrecimento ou estresse. Saber os motivos e causas que tiram sua paz interior pode ser útil para evitá-las ou se preparar para elas com antecedência, não caindo assim em armadilhas.

7. Controle do tempo - Mantenha sua agenda organizada. Saiba o que terá que enfrentar durante o dia (reunião, trabalho, tarefa doméstica, etc.). Prepare-se para as situações. Às vezes, o estresse é inevitável (e até bom). O importante é, sempre que possível, estar preparado para ele e não ser pego totalmente de surpresa.

8. Limites x cobranças - Reconheça os seus limites. Seja você mesmo. Não abra mão de seus objetivos, mas seja razoável consigo mesmo. Evite comparar-se com celebridades de sucesso. Avalie se você realmente pode lidar com a situação sozinho ou se precisará dividir ou delegar algumas tarefas. Cuidado com sentenças do tipo “só eu consigo fazer isso direito”. Valorize-se, mas também aprenda a pedir ajuda e confiar.

9. Sentimentos acumulados - Cuidado com o excesso de raiva, rancor, ressentimentos, frustrações ou preocupações acumuladas por muito tempo. Procure resolver os conflitos, expor seus sentimentos e opiniões enquanto ainda consegue fazê-lo de forma controlada e civilizada, evitando situações limites que lhe tiram o sono e a tranquilidade.

10. Apoio importante - Fuja do isolamento. Procure ajuda da família, dos amigos ou mesmo dos centros de apoio públicos, ligados a ONGs, igrejas, etc. Se não conseguir superar os problemas, procure ajuda profissional. E evite expor-se demasiadamente em redes sociais ou ambientes “sem controle”, como bares, academias e eventos sociais. Isso pode trazer ainda mais estresse.

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