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Meditação: Bem Estar Físico e Mental

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Siga 17 passos para meditar e relaxar o corpo e a mente

O líder da linhagem Shambhala do budismo tibetano, Sakyong Mipham Rimpochê, ensina técnicas da meditação para você

Meditação para a saúdeA meditação é procurada por aqueles que desejam se conhecer mais profundamente, explorar seus sentimentos e emoções. De acordo com Sakyong Mipham Rimpochê, líder da linhagem Shambhala do budismo tibetano, a meditação ajuda no despertar da natureza mais essencial do ser humano, que é iluminada e amorosa.

São várias as formas de meditar, com ambientes diferentes (escuro ou claro), em posições diversas (olhos fechados ou abertos, deitado, sentado ou até andando), entoando mantras, fazendo gestos ou com visualizações.

Confira o passo a passo de uma técnica de meditação básica chamada shâmayha (apoiando-se na calma) utilizada na tradição Shambhala.

Dezessete Passos Para Acalmar a Mente

  1. A escolha do lugar é essencial: deve ser tranquilo, onde você se sinta confortável. É aconselhável a utilização do mesmo lugar todos os dias para que se crie um hábito.
  2. O local pode conter um altar com cristais, incenso, flores ou imagens de sua dedicação, porém, se não for possível, sua meditação não será afetada pela falta desses objetos.
  3. O melhor momento para fazer a meditação é ao acordar, logo após a higiene pessoal, quando a mente ainda está calma, longe das preocupações e compromissos do dia. Procure deixar tudo de lado e silenciar a alma.
  4. Uma posição bem característica é sentar-se em uma cadeira ou em uma almofada mais dura com as costas ereta. Faça isso se for de seu costume ou se ficar confortável. Relaxe!
  5. Não force a coluna, mas, quanto mais reta ela ficar, melhor para a circulação das energias no corpo. Considere seu corpo como uma ponte entre o céu e a terra, quanto mais reta a coluna, mais fácil a conexão das energias entre ambos.
  6. Relaxe bem a cabeça, encaixando-a no topo da coluna, ficando em linha reta, com o queixo um pouco para trás. A língua deve estar relaxada atrás dos dentes inferiores. A mãos devem estar bem tranquilas em cima das coxas.
  7. Escolha um ponto fixo para sua visão. A visão imóvel ajuda a tranquilizar a mente, assim como o olhar e a respiração. A meditação em casa se inicia quando você se sentir preparado para começar. Em grupo, um som anuncia o início e o final.
  8. O apoio principal para controle da mente será obtido através de sua respiração, portanto preste muita atenção à mesma, mas sem interferência, apenas observe o seu ritmo.
  9. Não deixe que seus pensamentos voem para longe. Caso sinta que isso esteja acontecendo, volte a atenção para a respiração. Implemente uma “etiqueta mental” para quando um pensamento invadir sua mente: apenas diga “Pensando”. Você perceberá que existe um espaço entra suas preocupações e você.
  10. Sua mente não está acostumada a ver seus pensamentos. Essa é uma ação inédita para ela. Você vai perceber como esteve afogado no rio de suas ideias e não se deu conta disso.
  11. Você começará a perceber como sua mente é ampla e cristalina, assim que distanciar-se dos pensamentos. Você os verá passando ao longe como nuvens. No início serão breves momentos. Mas, à medida que o tempo passa, a sensação de pureza e calma começa a se prolongar. Você começará a observar seus pensamentos como quem observa uma criança a dormir no berço.
  12. Não se preocupe se os pensamentos insistirem em retornar. Isso é normal, eles não querem ser domados. Aquilo que chamamos ego tenta sempre assumir suas preocupações e pensamentos.
  13. Continue focando em sua respiração. Não esqueça das etiquetas mentais, caso precise. Mantenha sempre a postura, sinta o relaxamento do corpo. A tendência da mente, depois desse embate inicial, é aquietar-se cada vez mais.
  14. Inicie sua meditação entre 10 e 15 minutos por dia. Aumente esse período depois de um tempo de prática, chegando entre 40 e 50 minutos. Você pode acrescentar mais 20 minutos ou meia hora antes de dormir.
  15. Ao terminar a meditação, você estará em outro estado de espírito. Os pensamentos e emoções mais tranquilos, deixando assim sua mente mais atenta. Essa força fará muito bem à sua saúde, como tomar um banho de boas e sutis energias.
  16. É necessário ter disciplina e constância. Os benefícios da meditação não acontecem do dia para a noite. É uma prática diária com resultados a longo prazo, mas é preciso acreditar nisso.
  17. A meditação em grupo, principalmente no início, facilita bastante. Ajuda a criar uma rotina e manter a disciplina. Tente fazer isso ao menos uma vez por semana.

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