Log-in:
(?)
> > > Síndrome da Rubéola Congênita (SRC)

Síndrome da Rubéola Congênita (SRC)

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0
A rubéola é uma doença contagiosa causada por um vírus. A Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) é a infecção do feto pelo vírus da rubéola, causando de malformações a abortamento espontâneo.

A rubéola é uma doença contagiosa causada por um vírus. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por via respiratória, isto é, o indivíduo doente lança no ar o vírus existente nas secreções nasais e da garganta.Vamos erradicar a Síndrome da Rubéola Congênita

A Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) é a infecção do feto pelo vírus da rubéola, causando um conjunto de malformações, em especial quando ocorre no primeiro trimestre da gravidez.

A infecção congênita pelo vírus da rubéola pode resultar em abortamento espontâneo, natimortos (feto que morreu dentro do útero ou durante o parto) e malformações múltiplas. Dentre as anomalias presentes na SRC as mais comuns são: deficiência auditiva (surdez), lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas (persistência do canal arterial, estenose da válvula pulmonar), alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).

As crianças com SRC podem transmitir o vírus e contaminar outras pessoas até um ano após o nascimento. É necessário evitar o contato dessas crianças infectadas com gestantes. A transmissão do vírus é maior nos primeiros meses de vida e ocorre por meio de objetos recém contaminados pelas secreções nasofaríngeas, sangue, urina e fezes de recém-nascidos infectados.

Não existe tratamento específico para a SRC. Essas crianças necessitam de tratamento cirúrgico para corrigir suas malformações e também requerem reabilitação. Essa enfermidade pode provocar graves seqüelas e incapacidade nas crianças afetadas.

O único remédio é a prevenção, por isso vacine-se. Mesmo que não pretenda ter filhos, você deve se vacinar para evitar a disseminação do vírus. Vacinando-se, você preserva a sua saúde, evita a contaminação de mulheres grávidas e ajuda a reduzir os casos de SRC no país.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: