Log-in:
(?)
> > > Cuide do Seu Sono e Viva Melhor

Cuide do Seu Sono e Viva Melhor

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 0
Pontos: 0

Veja dicas para garantir um sono de qualidade e boa saúde

Tão ou mais importante que a quantidade é a qualidade das horas que você passa dormindo. Um sono ruim abre as portas para uma série de problemas de saúde e dificulta o tratamento de outros tantos.

Qualidade do sonoDormir, e dormir bem, é algo essencial para nossa saúde. Passamos cerca de 1/3 de nossas vidas dormindo. Não é tempo perdido. Nesse período, além de descansarmos e repormos as energias, os níveis de hormônio, etc., nosso cérebro aproveita para reorganizar as informações e resolver problemas. Mais do que quantidade, precisamos de qualidade de sono.

Na verdade, a quantidade ideal de sono é algo relativo. A maioria dos adultos precisa de cerca de sete horas de sono por noite. Alguns precisam de mais, outros de menos. Já as crianças pedem entre nove e dez horas. Mas essas quantidades variam de acordo como o estado de humor, o clima e, claro, as condições de conforto do local (cama, iluminação, ruídos, higiene, etc.).

Uma noite mal dormida abre portas para vários problemas de saúde, além de dificultar o tratamento de outros. Os Distúrbios do Sono abrangem mais de 85 alterações, como insônia, apneia do sono, ronco, sonolência excessiva, sonambulismo, terror noturno, etc. Além de serem causados por fatores internos ou externos, esses distúrbios também provocam outros males, como falta de concentração, irritabilidade e até depressão.

Os distúrbios do sonoPrincipais Distúrbios do Sono

Cerca de 1/3 da população sofre de insônia, distúrbio que pode triplicar o risco de morte em idosos. Aproximadamente 45% das pessoas roncam e quase todo mundo tem episódios de apneia do sono (quando a pessoa para de respirar momentaneamente enquanto dorme). Esse distúrbio é um dos mais preocupantes, pois pode causar hipertensão arterial, além de déficit de atenção durante o dia, o que pode provocar perda de produtividade no trabalho e até acidentes graves.

Os distúrbios podem levar à Síndrome da Privação do Sono: a pessoa tem dificuldade para acordar, sente-se cansada, indisposta, irritada e com dores de cabeça o dia todo. Além disso, o raciocínio fica lento, a memória fraca e o metabolismo alterado. Com o tempo, pode haver deficiência imunológica, abrido o organismo para doenças e infecções, alterações cardiovasculares e até diabetes. Por isso, se você sofre com problemas relacionados ao sono há muito tempo, procure ajuda médica!

12 Dicas para Melhorar a Qualidade do seu Sono

  1. Controle a alimentação. Procure seguir uma dieta saudável.
  2. Olho na balança! O excesso de peso costuma ser um inimigo de uma boa noite de sono.
  3. Pratique exercícios regularmente.
  4. Antes de dormir, beba leite ou chá de camomila. O leite tem triptofano, aminoácido capaz de produzir relaxamento. Já a camomila é um fitoterápico com propriedades calmantes.
  5. Tome um banho morno e relaxante.
  6. À noite, evite programas de TV, sites de internet ou leituras muito tensas. Nada de luzes oscilantes, refeições pesadas, bebidas alcoólicas, drogas ou estimulantes, com cafeína (café, chá mate, refrigerantes, energéticos, etc.).
  7. Invista em um bom colchão e travesseiros adequados. Você passará grande parte do dia sobre ele!
  8. Tente manter um horário fixo para deitar e levantar e uma quantidade regular de horas de sono;
  9. Antes de dormir, alongue-se e espreguice. Isso ajuda a relaxar os músculos.
  10. Tente não pensar nos problemas na hora de dormir. Mantenha a mente distraída em pensamentos agradáveis.
  11. Para os casais: Que tal uma troca de massagens antes de dormir?
  12. Se você não estiver dormindo entre 20 e 30 minutos depois de se deitar, levante-se e procure algo relaxante, como um livro, revista ou programa de TV tranquilo. Quando o sono bater, volte pra cama e bons sonhos!

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: