Log-in:
(?)
> > > 7 Conselhos de Casais Idosos sobre o Casamento

7 Conselhos de Casais Idosos sobre o Casamento

Sua Avaliação: (?)
5
Votos: 1
Pontos: 5

O que os mais velhos têm a ensinar para os noivos sobre relacionamento

Um gerontologista americano entrevistou centenas de casais idosos e reuniu diversas lições que os mais velhos têm a ensinar aos noivos jovens. Confira 7 conselhos dos idosos sobre o amor e o casamento

Prof. Karl PillemerQuais são as lições mais importantes que você aprendeu ao longo de sua vida? Karl Pillemer, professor de desenvolvimento humano no College of Human Ecology da Universidade Cornell e professor de Gerontologia em Medicina na Faculdade de Weill Cornell (EUA), realizou uma pesquisa com idosos com idades entre 70 e 100 anos e reuniu cerca de 1500 respostas. São dicas de como ser feliz no dia a dia, ser bem sucedido, ter uma carreira gratificante, criar os filhos, lidar com a doença e a morte, além de segredos para um casamento bem sucedido.

Amor e Casamento

O professor Pillemer separou os conselhos dos americanos mais velhos - ou, “mais sábios”, como ele prefere chamar - por categorias e tem divulgado diversos estudos em seu site e canal de vídeo (em inglês). Um dos temas em destaque é Amor e Casamento: Como descobrir se o casamento está em perigo, conselhos para as solteiras e até como escolher presentes e surpreender seu companheiro. O assunto é tão vasto que deu origem ao livro 30 Lessons for Loving (Ed. Plume, 2011). Confira sete dessas lições valorosas.

Conselhos amorosos de verdadeiros experts

1. Procure alguém muito parecido com você

Pode até ser que os opostos se atraiam, mas é bem mais difícil que um relacionamento entre duas pessoas muito diferentes dure. As divergências e conflitos diários, se não forem bem administrados, pode fazer a relação ruir. O casamento é complicado para todos, mas fica mais fácil com alguém que compartilha seus interesses e pontos de vista.

2. Faça pequenas coisas positivas diariamente

Quer manter a chama do amor acesa por longos anos? Os idosos aconselham: pense pequeno. O casamento é feito de centenas de interações diárias. Pequenos gestos de amor, carinho e cuidado farão com que o relacionamento se fortaleça a cada dia. A longo prazo, a constância é mais importante que o tamanho das atitudes.

3. Continue falando

Ou seja, mantenha a comunicação ativa no casamento. Os mais velhos acreditam que muitos problemas conjugais podem ser resolvidos através de uma conversa aberta. Não guarde mágoas ou ressentimentos, muito menos elogios. Pratique o diálogo franco e diário.

Conselhos dos casais idosos sobre casamento

4. Aceite seu parceiro como ele é

Os idosos advertem: aceite seu parceiro como ele é, ou então não se case! Nada de pensar “quando a gente se casar, isso vai mudar”. Em vez disso, pense “será que eu conseguirei viver com essa característica dele ou dela para o resto da vida?

5. Não banque o super-herói

Muitas vezes, quando sua companheira está triste ou chateada, tudo o que ela quer é ser ouvida e receber apoio para resolver os próprios problemas. Nessas horas, agir como um “super-herói”, tentando resolver os problemas dela não ajuda. Mesmo com a melhor das intenções, essa atitude pode, inclusive, prejudicar a comunicação do casal. Então controle os instintos de cavaleiro andante e apenas se faça presente, ofereça ouvidos e ajuda.

6. O casamento é difícil...

Ao rumar para o altar, os noivos precisam ter a consciência de que casamento é algo difícil. Não só por causa dos desafios diários que todo casal enfrenta, mas também pela dificuldade fundamental de unir duas pessoas diferentes em uma única vida. Os idosos alertam para a necessidde de disciplina. Como um atleta ou músico, você nunca atinge a perfeição, está sempre aprendendo, fazendo pequenos sacrifícios em nome de vitórias maiores.

7. Mas o casamento vale a pena!

Os casais de mais idade afirmam que viver com alguém por meio século ou mais é incrivelmente bom! É uma experiência sublime, uma conexão como outra pessoa diferente de qualquer outro tipo de relacionamento. Melhor que a emoção de conhecer alguém e se apaixonar pela primeira vez. É a experiência de uma vida. Esses casais “experts” querem que os jovens entendam que, mesmo sendo difícil fazer um casamento durar, o esforço vale a pena.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Compartilhar:
Multicotação
Publicidade


Compartilhe: