O buffet e a arte de tirar prazer dos pratos no Grande Dia
Na festa de casamento a gastronomia é um ponto importante para os noivos e convidados, por isso a escolha do cardápio do buffet é fundamental.
Sim, alimentar-se é uma necessidade básica dos seres vivos. Mas nós, humanos, nem sempre buscamos um alimento apenas para suprir nossas carências nutricionais. Para nós, comer é também fonte de prazer. E preparar iguarias para que se possa tirar delas o máximo de satisfação, não só pelo sabor, mas também pelo visual, tornou-se uma arte: a Gastronomia.
Talvez essa arte seja tão antiga quanto a própria história da humanidade. Ela surge no momento em que o homem primitivo passa a combinar produtos comestíveis e técnicas de preparo para realçar ou mudar o sabor da comida. A expressão “gastronomia” é de origem grega e vem das palavras “gastros” (estômago) e “nomia” (lei, conhecimento). A arte engloba a manipulação dos ingredientes, a culinária em si (preparo e montagem dos alimentos) e o estudo das bebidas que se harmonizam com os pratos.
Há muito tempo, povos como os indianos, chineses e africanos descobriram que a adição de certas ervas aromáticas e outros temperos não só ajudavam na conservação dos alimentos mas também realçavam ou transformavam a aparência, o aroma e sabor desses. A busca por tais especiarias valiosas, como pimenta, canela, gengibre e cravo, gerou um grande comércio mundial e mudou a história da humanidade, incentivando a era das grandes descobertas marítimas.
Hoje em dia, a arte da gastronomia tem peculiaridades próprias em todas as regiões do mundo, fazendo parte importante da identidade cultural de cada local. Nesse cenário, destacam-se as cozinhas francesa, italiana e oriental. Com a era da globalização, ingredientes e técnicas têm se misturado cada vez mais. Os grandes chefes de cozinha trocam informações e buscam inspirações nos lugares mais longínquos, o que tem representado uma evolução constante da cultura gastronômica.
Além de famosos restaurantes, a chamada “Art de Cuisine” também encontrou pouso nos grandes eventos, como o casamento, em que chefes, cozinheiros e culinaristas dos buffets se esforçam para agradar noivos e convidados com cardápios elaborados que são um verdadeiro show para a visão, olfato e paladar de todos. Seja um coquetel, brunch, almoço ou jantar, não importa. O que vale é saber que a gastronomia é parte indispensável de qualquer recepção de sucesso.