O Barman e Outros Profissionais do Bar do Casamento
Diretamente ou através do garçom, quando você pede um drink ou coquetel, os profissionais da coquetelaria entram em ação: barmans e barwomans, barbacks, bartenders e mixologistas. Seja no bar, boate, festa ou evento social, como recepção de casamentos e bodas, eles estão sempre ali, prontos para atender (e até divertir) seus clientes. O Guia de Casamento apresenta os profissionais do bar:
Barman ou barwoman
Na concepção clássica, o barman é o profissional responsável pelo bar, seja em um estabelecimento ou evento. Ele fica no balcão ou no quiosque de bebidas preparando drinques e coquetéis para os fregueses ou convidados. As mulheres também já chegaram a esse lado do balcão, estabelecendo a profissão de barwoman. O “braço direito” do barman é o barback, ou ajudante de bar, que faz o trabalho de reposição de bebidas e ingredientes, limpeza do ambiente e outras atividades relacionadas.
Criada provavelmente na época das tabernas sumérias (3500 a.C.), a profissão de barman está sempre evoluindo, acrescentando novas técnicas e receitas à arte da coquetelaria. Mais recentemente, surgiram duas novas categorias de profissionais do bar: o mixologista (ou mixólogo) e o bartender.
Mixólogo
Surgida na década de noventa, a mixologia uniu as técnicas da coquetelaria tradicional às teorias físico-químicas e experimentações da gastronomia molecular, com introdução de instrumentos, métodos e ingredientes novos. A ideia é criar drinques novos ou recriar antigas receitas através de novas técnicas que produzem cores, sabores e texturas diferenciadas. Os barmans que estudam essas técnicas são chamados de mixólogos ou mixologistas e são capazes de produzir trabalhos tão inusitadas quanto drinques sólidos e bebidas esféricas.
Bartender
Fugindo da figura tradicional e normalmente mais “sóbria” do barman, o bartender é o profissional de coquetelaria que apresenta visual repaginado e trabalho performático. Presença contante em festas e eventos de público mais jovem e descolado, o bartender realiza verdadeiros shows, com direito a pirofagia (manobras com fogo), acrobacias e mágicas.
Eles chamam a atenção especialmente quando fazem malabarismos, durante o preparação das bebidas, com garrafas, shakers e outros acessórios e ingredientes. É o chamado Working Flair. Existe também o Exhibition Flair, onde não há intenção de preparar um drinque, mas apenas entreter o público. Hoje em dia o mercado oferece cursos de especialização e até concursos internacionais de bartenders.
Muitos noivos que fizeram um Chá Bar, ganhando bebidas e acessórios para o bar de casa, acabam descobrindo um pouco da arte da coquetelaria, se tornando verdadeiros barmans nas recepções domésticas.