Casamento no Outono: Trajes
O friozinho outonal, principalmente do sul e sudeste do Brasil, traz também a possibilidade de investir em trajes mais elaborados para casamento e outros eventos do período. Vestidos de noiva - ou de madrinhas, mães, daminhas e convidadas - mais longos, drapeados, em camadas, com mangas médias ou longas e tecidos mais densos já podem ser usados, em especial para casamentos no final da tarde ou à noite.
O vestido branco da noiva pode trazer detalhes em dourado, champanhe, nude ou até outras cores mais fortes. E completando o visual, peças soltas e cambiáveis para todas (como echarpes, boleros, etc.), para adaptar o modelo às mudanças de temperatura. Para as regiões norte e nordeste, onde a variação de temperatura é menor, tecidos mais leves são indicados para eventos diurnos, em espaços abertos ou ambiente não climatizados. Mães, madrinhas e convidadas podem ousar um pouco mais nas cores, criando um contraste alegre ao cinza dos dias nublados.
Para os homens - noivo, pais, padrinhos, pajens e convidados - ternos mais escuros (azul marinho, grafite, chumbo etc.), fraque ou casaca, principalmente para os fins de tarde e noites. Para o dia, as cores podem ser mais claras (como os tons de cinza e azul), mas com tecidos encorpados e peças forradas, versáteis e cambiáveis, como coletes e até cachecóis, desde que discretos e, de preferência, por dentro do terno.
Para resumir fica a dica final, tanto para homens quanto para mulheres que participarão de um casamento ou outro evento social: além da moda e da conveniência, é importante estar atendo ao clima e suas variações, para não errar no tom. Isso vale, em especial, para o outono e a primavera, estações intermediárias e imprevisíveis.