Número de Casamentos no Brasil Cai em 2009

O número de casamentos no Brasil em 2009 teve uma redução de 2,3% em relação ao ano anterior. É o que aponta a pesquisa "Estatísticas do Registro Civil", divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em novembro de 2010. No ano passado aconteceram 935.116 matrimônios. Deste total, 914.799 foram de pessoas de 15 anos de idade ou mais – cerca de 22 mil a menos que em 2008 – interrompendo a sequência de crescimento que vinha sendo observada nos últimos seis anos.

Cena de casamentoSegundo o instituto, o aumento do volume de casamentos que vinha ocorrendo, especialmente entre 2003 e 2008, foi devido à melhoria no acesso aos serviços de justiça, particularmente ao registro civil de casamento, a procura dos casais por formalizarem suas uniões consensuais, incentivados pelo código civil renovado em 2002 e às ofertas de casamentos coletivos.

Os casamentos coletivos tiveram como atrativo a redução dos custos, em função de serem, em geral, decorrentes de parcerias estabelecidas entre Igrejas, cartórios e prefeituras, resolvendo, em parte, problemas relacionados com disponibilidade financeira dos indivíduos e famílias envolvidas.

Já a variação observada em 2009 a partir de dados coletados em cartórios de todo o Brasil, por se tratar de um único ponto, expressa uma tendência de estabilidade ou leve oscilação negativa. O comportamento das taxas de nupcialidade variou de acordo com os estados. Em 2009, as mais elevadas foram obtidas no Acre (11,2‰) e no Espírito Santo (8,7‰). As menores foram observadas no Rio Grande do Sul (4,4‰), Piauí e Sergipe (4,6‰).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *