O Casamento do príncipe Harry e Meghan Markle

Um evento digno das princesas dos contos de fadas, mas com toques de modernidade. Assim foi o casamento do príncipe britânico Harry (33) com a atriz americana Megan Markle (36), realizado no dia 19 de maio de 2018 (sábado) na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor (34 km de Londres, Inglaterra). A cerimônia começou pouco depois do meio-dia, hora local (8h de Brasília).

Na igreja em estilo gótico, o noivo, sexto na linha sucessória do trono britânico, trajava uniforme de gala militar, do regimento de cavalaria Blues & Royals. Ao seu lado, o irmão e padrinho príncipe Willan. Entre os 600 convidados, estavam presentes a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip, avós do noivo, além de familiares e convidados famosos, como apresentadora Oprah Winfrey, o ator George Clooney e sua mulher Amal, o ex-jogador David Beckham e sua mulher Victoria, o ator Idris Elba e os cantores James Blunt e Elton John.

Capela de São Jorge, no castelo de Windsor

Capela de São Jorge, no castelo de Windsor

Meghan Markle entrando na igreja com pajens e daminhas

Meghan Markle entrando na igreja com pajens e daminhas

Entrada da Noiva

A noiva deixou o hotel Clividen em um Rolls-Royce Phantom IV, acompanhada da mãe, Doria Ragland. Ao chegar na igreja, Megan fez o início do trajeto até o altar sozinha, seguida por pajens e daminhas. Entre as criança, seis meninas e quatro meninos, estavam o príncipe George (4) e a princesa Charlotte (3), filhos de William e Kate Middleton. À frente da noiva iam e o arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana, que tomaria os votos matrimoniais do casal, e o deão de Windsor, David Conner, que conduziria a cerimônia.

No meio do caminho, ao som de orquestra e de uma cantora lírica, a noiva passou a ser conduzida pelo pai do noivo, o príncipe Charles. O pai de Megan não compareceu ao evento. Segundo a versão oficial, Thomas Markle, que é separado da mãe da noiva e vive nos EUA, passou por uma cirurgia no coração recentemente e não pode viajar para a Inglaterra por recomendações médicas.

Príncipe Charles conduz Meghan Markle até o altar

Príncipe Charles conduz Meghan Markle até o altar

Cerimônia do Casamento de Harry e Meghan

Cerimônia do Casamento de Harry e Meghan

O Vestido da Noiva

O vestido de noiva de Meghan Markle foi desenhado pela estilista Clare Waight Keller, primeira mulher a dirigir a marca francesa Givenchy. O modelo era um longo branco em cady de seda, com decote canoa, mangas longas e grande cauda. Considerado simples, o traje minimalista fez sobressair o véu de cinco metros, feito em tule de seda e com flores bordadas à mão em fios de seda e organza, representando os 53 países da organização Commonwealth.

Na cabeça da noiva, uma tiara de platina, cravejada com diamantes de diversos tamanhos, emprestada pela rainha Elizabeth II. O adereço foi feito para a rainha Mary em 1932 e dado à Elizabeth em 1953. Nas mãos, Meghan trazia um pequeno buquê, elaborado pela florista Philippa Craddock, incluindo algumas flores do jardim do Palácio de Kensington.

Mãe da noiva observa casamento de Meghan e Harry

Mãe da noiva observa casamento de Meghan e Harry

Após a cerimônia, Harry e Meghan desfilaram pela cidade em carruagem aberta

Após a cerimônia, Harry e Meghan desfilaram pela cidade em carruagem aberta

Cerimônia emocionante e surpreendente

A cerimônia de casamento de Harry e Meghan foi marcada por muita emoção e diversas surpresas. O bispo Michael Curry, chefe da Igreja Episcopal Americana, fez um inspirado discurso sobre o amor que conquistou a todos. Destaque também para as apresentações musicais do coral gospel The Kingdom Choir, cantando “Stand By Me”, sob a regência da maestrina Karen Gibson, e do jovem violoncelista Cellist Sheku Kanneh-Mason, de apenas 19 anos.

No final da cerimônia, Harry e Meghan, agora duque e duquesa de Sussex, saíram da capela e, ainda nas escadarias, deram o primeiro beijo como casados. Em seguida, o alegre casal desfilou pelas ensolaradas ruas de Windsor em uma carruagem aberta modelo Ascot Landau, diante de milhares de súditos. Depois, a rainha ofereceu um almoço para o casal no castelo de Windsor. À noite, o pai do noivo promoveu uma festa na mansão Frogmore, para 200 seletos convidados.

Casamento do príncipe Harry e Meghan Markle: Foto oficial da família real

Casamento do príncipe Harry e Meghan Markel: Foto oficial da família real

Atriz e Feminista

Desde o início do noivado, que durou seis meses, Meghan Markle surpreendeu os súditos da coroa britânica. Além de plebeia, ela é norte americana de origem negra, atriz, divorciada, mais velha que o noivo e ativista dos direitos das mulheres e da igualdade de gêneros (Markle é representante da ONU Mulheres).

Nada disso impediu que o casal apaixonado subisse ao altar e dissesse um para o outro seus votos, jurando amar, cuidar e ser fiel ao parceiro. Mas a noiva não jurou obedecer ao marido, como já foi tradição naquele reino. É mais que uma história de princesa. Para muitos, Meghan, apesar de não ter se tornado oficialmente “princesa”, traz mais representatividade do povo inglês atual para a família real. Sem dúvidas, o casamento do ano!

Marcelo Martins

Web designer e redator

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *