Campanha Brasil Livre da Rubéola Prorrogada

Atenção quem ainda não se vacinou: A Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola foi prorrogada, em 11 estados, até 19 de setembro. Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo tiveram o prazo estendido.

Campanha Brasil Livre da RubéolaEntão, se você mora em algum desses estados, não perca tempo. Homens e mulheres de 20 a 39 anos devem se vacinar. Mesmo quem já tomou a vacina, fora desta campanha, ou já teve a doença. No Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, as pessoas de 12 a 19 anos também devem participar.

O Brasil acaba de bater um recorde histórico com a vacinação de mais de 53,4 milhões de pessoas durante a campanha contra a rubéola, iniciada no dia 9 de agosto, em todo o país. O dado parcial representa 81% de cobertura, até às 11h de hoje (18 de setembro) e supera os 52 milhões de pessoas imunizadas no decorrer da campanha contra o sarampo em 1992, que até então constava como a maior vacinação já feita no país.

Mesmo com essa marca expressiva e histórica, ainda falta vacinar cerca de 16,6 milhões de brasileiros, a maioria homens resistentes à vacinação. Por isso, homens façam a sua parte, se você ainda não se vacinou, ainda tem uma chance, a campanha vai até 19 de setembro (sexta-feira).

Apenas as mulheres grávidas não devem se vacinar. Porém, a vacinação de outras pessoas, como o marido / companheiro, não interfere em nada para a mulher ou seu bebê, mesmo que mantenham relações sexuais. As mulheres que querem engravidar e as pessoas que querem doar sangue devem aguardar 30 dias depois de tomar a vacina.

A vacinação é gratuita. É preciso apenas levar o cartão de vacinação e carteira de identidade, se não tiver cartão de vacinação, leve apenas um documento com foto.

A saúde de todos depende da atitude de cada um. Vacine-se!

Deixe uma resposta