Casamento Civil

Você pode gostar...

42 Resultados

  1. Leticia disse:

    No dia de da entrada
    No casamento civil e com a insençao de habilitação para casamento civil é preciso levar as testemunhas ou só na data marcada?

    • No data marcada para a cerimonia do Casamento Civil é preciso que haja a presença de duas testemunhas (se o casamento não for no cartório, deverão ser quatro testemunhas)

  2. O cartório da minha cidade está exigindo certidão de nascimento atualizada de no máximo 3 meses, do noivo e da noiva. Isso é necessário? Eles cobram por essas certidões atualizadas, R$41,00. Estamos com as originais.

    • Em artigo intitulado: “A necessidade de certidões atualizadas na habilitação para casamento”, a articulista, Drª Júlia Cláudia Rodrigues da Cunha Mota, assim concluiu:
      Vê-se que a exigência da apresentação de certidões de nascimento/casamento atualizadas para se proceder à habilitação de casamento dos contraentes é muito importante, mas existem várias controvérsias nas normas regulamentadoras.
      Confira o artigo completo: https://jus.com.br/artigos/67938/certidao-com-prazo-de-validade

  3. Luana disse:

    Para ir marcar a data do casamento no civil e obrigatório ir o noivo e a noiva e as duas testemunhas??? Pode ser uma cópia do RG das testemunhas ou somente original???

  4. Rita disse:

    Gostaria de saber como é essa declaração de pobreza manuscrita , no cartório da minha cidade é obrigatório apresentar a carteira de trabalho para provar que não tenho condições realmente de pagar a taxa do civil . Sou obrigada a apresentar ?

  5. Rafaela disse:

    Minha indentidade perdir mas tenho a carteira de trabalho pode?

    • Para o casamento civil é exigido um documento de identidade original com foto. Em geral, usa-se o RG, mas também é possível usar a Carteira de Motorista (CNH), Passaporte, Carteira de Trabalho (CTPS), Carteira da OAB, CRECI, CRM etc. Na dúvida, entre em contato antes com seu cartório e explique a situação.

      • Luana disse:

        E obrigatório que seja o RG original das testemunhas ou pode ser cópia??

  6. Daivisson disse:

    Olá, poderia me informar quais os documentos necessários para da entrada no casamento civil?

  7. Shirlene disse:

    Hoje fui levar a isenção pra casar no cartório junto aos documentos, eu e meu noivo, marcaram uma data lá para retornamos em agosto e levar duas testemunhas… Isso já vai ser o casamento???

    • Normalmente, após a habilitação ser concedida, o cartório convoca os noivos para marcarem a data do casamento civil, mas como, no seu caso, já convocaram as testemunhas, é possível SIM que já seja para a cerimônia. Na dúvida, entre em contato com o seu cartório antes para tirar essa dúvida, pois os trâmites podem ser um pouco diferentes.

  8. jaqueline disse:

    oq seria habilitação?

  9. Antonesia disse:

    Oi fui dar entrada no meu casamento em setembro levei o registro de meu noivo e faltavam 5 dias para vencer a moça do cartório falou que precisava do meu registro recente. Perguntei a ela se eu poderia marcar o casamento com o registro e ela falou que sim, fui lá marcar e ele falou que eu teria que retirar uma terceira via do registro, isso é um verdadeiro assunto [SIC]

  10. JANE MARIA TELES SOARES disse:

    TEM QUE PAGAR PARA ATUALIZAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO PARA CASAMENTO???

  11. JANE MARIA TELES SOARES disse:

    OLA, MEU NOIVO É DIVORCIADO SÓ TEM A CERTIDÃO DE DIVORCIO, SERVE PARA CASAR???

  12. Diogo disse:

    Eu sou de uma cidade e minha noiva de outra eu , o cartorio disse q eu tenho q pagar uma taxa pke eu sou de outra cidade isso e possivel ?pagar taxa de certidao so por eu ser de outra cidade ?

  13. Edna disse:

    paguei pra casar no civil, posso trocar pra o juíz vir na festa ?

    • Normalmente, o pagamento das taxas servem para cobrir as despesas do cartório e são definidas em tabela. Qualquer acerto diferente deve ser feito diretamente com o cartório ou com seu juiz.

  14. aline disse:

    Olá estou noiva quero me casar, mais em meu cartório não está fazendo casamento e vai demorar uns 3 meses, mais tenho pressa, queria saber se com o comprovante de residência da minha cidade posso pôr os papéis em outro cartório?

    • Primeiro, é importante conferir se o cartório próximo de sua residência não está aceitando entrada dos papéis do casamento nem para transferência. Você também pode tentar em outro cartório da sua cidade, ou próximo da residência do seu noivo (se for em outro bairro/cidade). É importante orientar-se com o cartório mais próximo de sua casa.

  15. Thais da Silva Loredo disse:

    Boa tarde. Meu esposo não tem comprovante de renda em seu nome, ele pode pedir uma declaração de comprovante de renda na Associação de Moradores? A associação é legalizada com reconhecimento em firma.

    • Comprovante de renda não é necessário para o Casamento Civil. No caso do comprovante de residência, deve ser uma conta, como água, luz ou gas em nome do requerente. Para outros casos, é melhor entrar em contato com o cartório.

  16. Valéria disse:

    O casamento no civil deve obrigatoriamente ser realizado na cidade de residencia dos noivos ou pode ser em outra cidade, por exemplo, na cidade em que trabalha um deles?

    • É preciso dar entrada nos papeis para o casamento civil em um cartório próximo à residência dos noivos, mas é possível solicitar uma Transferência para que o casamento seja realizado em um cartório diferente (outro bairro, cidade ou estado). Confira os procedimentos junto ao cartório em que dará entrada nos documentos.

  17. paula disse:

    é obrigatorio ter 2 testemunhas ?

  18. Rebs disse:

    Para marcar o casamento no civil tem que ir os dois noivos? Moro em Sp e meu noivo está em Natal, iriamos nos casar em dezembro porém ele só podera vir no dia em que deverá ocorrer o casamento…
    Posso ir marcar sozinha?

    • Para dar entrada no processo de habilitação do Casamento Civil, o casal deve ir junto ao cartório. Mas, se houver algum impedimento para um dos dois, esse poderá registrar uma procuração e mandar alguém em seu lugar no dia, junto com sua noiva ou noivo, para dar entrada no casamento.

  19. Lanny disse:

    Vou casar e nem sei por onde começa…Não farei cerimônia religiosa, mas quero fazer com vestido de noiva, festa e tudo.. será com a pessoa do Civil realiza cerimônia sem ser no cartório? ??

  20. Vanessa disse:

    Se eu morar a 3 anos com o meu esposo e quiser casar ,serve um só comprovante de residência?

    • É preciso um comprovante de residência para cada um, em nome dos noivos, dos pais ou avós, que constem na certidão de nascimento. Também pode ser uma declaração do proprietário do imóvel, se for alugado.

  21. Denise disse:

    Não sei o que fazer para melhorar meu casamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *