10 Dicas para Incluir Animais no Casamento
Veja como incluir seu bichinho de estimação na cerimônia
O Guia separou 10 dicas básicas para os noivos que desejam realizar uma celebração diferente, seguindo a tendência de ter seus animais de estimação na cerimônia do casamento. Confira
Os animais de estimação fazem parte da vida de muitas pessoas. Cachorros e gatos de várias raças e tamanhos, papagaios, tartarugas, além de aves, roedores e até cobras. E se eles estão no nosso cotidiano, por que não poderiam participar do dia mais importante das nossas vidas? Pensando nisso, o Guia separou 10 dicas para os noivos que desejam realizar uma celebração diferente, seguindo a tendência de ter animais na cerimônia do casamento. Confira:
- O animal precisa ser sociável, gostar de ficar entre as pessoas, mesmo estranhas, para participar desse tipo de evento. Muitos bichinhos ficam tímidos ou assustados nessas situações.
- Perguntar se local aceita a entrada de animais. Em especial para casamento em igreja, capela ou templo. Mesmo no sítio ou praia é importante fazer essa verificação para evitar problemas no Grande Dia.
- Conferir se pessoas envolvidas na cerimônia são alérgicas a animais. Fale com o celebrante, padrinhos e madrinhas, pajens e daminhas, pais e mães, etc. Em especial aqueles que vão chegar perto do bichinho.
- Veja também se alguém tem fobia (medo extremo) da espécie, principalmente os que irão se aproximar ou tocar no bicho. Muita gente sofre de fobia e até entra em pânico com animais domésticos.
- Escolha com antecedência um ou dois convidados mais próximos que ficarão como cuidadores do seu pet. Precisa ser alguém que ele não estranhe e que se disponha a fazer o serviço com prazer, inclusive ter que levar o bichinho para casa antes do fim do evento, caso ele se estresse ou se assuste com o movimento.
- É bom que o animal conheça o local da cerimônia com antecedência para não estranhar no dia (em especial cães e gatos). Leve o bichinho ao local, passeie um pouco com ele, dê um tempo e veja como ele reage.
- Defina o papel do animal na cerimônia e treine-o bem, inclusive com a música que será executada na hora. Se necessário, peça ajuda de um adestrador profissional, como nos casos de cães que levam alianças.
- Se ele for usar roupinha ou acessório especial (chapéu, gravata, plaquinha....) é bom que ele experimente tudo antes para se sentir à vontade no dia. Não esqueça de peças reserva, para o caso de imprevistos.
- Não dependa exclusivamente do bichinho. Tenha um plano B, caso no dia o pet não esteja “disposto” a colaborar. Por exemplo: se ele estiver escalado para levar as alianças e na hora não conseguir, uma criança que ensaiou antes poderá substituí-lo.
- Determine e comunique se o seu pet deverá ser o único bichinho permitido no casamento ou se os convidados também poderão trazer seus animais de estimação. Nesse caso, todo o cerimonial deverá estar preparado para receber os bichos também (comidas, espaço, etc.).