Log-in:
(?)

Casamento por Adesão

Quando os convidados pagam a própria conta na recepção

Em meio à crise, muitos noivos têm adotado o chamado Casamento por Adesão para economizar nas despesas do casamento. Mas será que é certo fazer os convidados pagarem a conta da recepção?

Festa de Casamento por AdesãoReceber um convite de casamento é sempre uma emoção, não? Mas, e quando o convite informa que as despesas na recepção ficarão a cargo de cada convidado, individualmente? Isso mesmo, cada um paga a própria conta! Muitos noivos têm aderido à polêmica tendência do Casamento por Adesão, aquele em que os convidados pagam pelo que consumirem na festa. Mas será que é correto fazer isso?

Esse é mais um dos casos, no mundo dos eventos, em que não se pode taxar algo como "certo" ou "errado" antes de se analisar a situação. Cada noivado é uma história diferente. Muitos casais sonham em realizar um matrimônio, reunir a família e os amigos para comemorar o momento, mas não têm condições financeiras para isso. A internet (e a crise) colocou em alta a ideia da economia colaborativa e, se pensar bem, um casamento por adesão nada mais é do que um tipo de evento compartilhado!

Não é que os noivos não terão despesas ou não farão nada. Todo o planejamento da cerimônia e da festa ficará por conta deles, o que não é pouca coisa! O casamento por adesão é apenas uma forma de reduzir os gastos com o evento, já que o buffet costuma consumir mais da metade do orçamento. É o tipo de evento indicado para casais modernos, com famílias muito grandes ou que precisam poupar para comprar a casa nova, viajar em lua de mel, começar a vida nova, etc.

Dicas para casamento de adesãoComo organizar um casamento por adesão?

Os noivos podem organizar um casamento por adesão em um restaurante ou buffet. Já que a conta será paga pelos convidados, convêm evitar lugares muito caros ou cardápios muito luxuosos. Considere o poder aquisitivo médio dos seus convidados. Combine com o local uma decoração simples mas que defina o evento. Se não puder “fechar” o local para a festa, tente isolar uma área exclusiva para seus convidados.

Os convites para o evento podem ser tradicionais, mas é preciso ter um cartãozinho anexo explicando que, no caso da festa, trata-se de um “convite por adesão”, de preferência informando, além do local e horário, o valor e o que está incluso (entrada, pratos principais, sobremesa, bebidas, etc.). Se for possível, reforce a informação pessoalmente, ao entregar o convite.

Assim como os convidados precisarão compreender a situação dos noivos, estes também deverão entender que muitos não poderão comparecer ao evento. Por isso, outra dica importante é que se faça um bom serviço de RSVP. Ok, você achou que o casamento por adesão não combina muito com seu estilo mas, ainda assim, precisa reduzir o orçamento para sua cerimônia e festa? Então leia também 40 Dicas para Economizar no Casamento.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Multicotação
Publicidade