Arco de Flores para Cerimônia de Casamento
Confira 8 dicas para usar um arco de flores no Grande Dia
Quando se pensa em uma cerimônia de casamento ao ar livre, em um sítio ou praia, a cena que normalmente vem à mente é a de noivos diante de um romântico arco de flores. Essa peça de decoração tem ganhado cada vez mais espaço, acompanhando a tendência dos casamentos minimalistas e despojados, como os feitos em estilo boho chic.
De fato, os arcos de flores têm tudo a ver com o clima romântico e intimista de eventos diurnos, realizados em espaços abertos, emoldurando o local da celebração e completando o clima bucólico que o local oferece. Mas hoje esses arcos florais já são vistos também em casamentos noturnos e até mesmo em espaços fechados, como buffets e igrejas.
Os estilos também são os mais diversos: vão desde os tradicionais, com armação rústica e flores do campo, até composições mais elaboradas, com base metálica, ramalhetes de rosas e elementos decorativos tão inusitados quanto peças artesanais e ornamentos de cristal. Se você é do tipo “Faça Você Mesma” (DIY), pode montar seu próprio arco de flores. Senão, é melhor contar um decorador profissional.
Oito dicas para montar um arco de flores para casamento
- Os arcos podem ser instalados na entrada da cerimônia (portal), vários em sequência formando um corredor, ou somente um atrás do altar.
- Para casamento religioso no campo ou praia, em espaços abertos e durante o dia, observe o que vai ficar atrás do arco (para não roubar ou estragar a cena) e a posição do sol.
- Use sempre um suporte firme: madeira rústica ou trabalhada, bambu, metal etc. com pés largos ou fixos no chão por estacas. Especial atenção ao tipo de terreno e às condições do tempo.
- O arco deve combinar com o estilo da decoração. Por exemplo: use as mesmas flores, elementos decorativos ou paleta de cores em outros pontos, como cadeiras, jarros, móveis de poio, etc.
- Você pode decorar completamente o arco, nas duas faces, ou apenas pontos específicos, dependendo do tipo de estrutura ou estilo desejado.
- Use flores naturais ou artificiais, ramos de folhas, palmas, fitas coloridas, tecidos, artesanato, jarrinhos, origamis, espelhinhos etc., mas cuidado com os excessos!
- Para cerimônias noturnas não esqueça da iluminação, que pode ser com uma luz central (lustre ou pendente), luzinhas ou suportes com velas.
- Se for utilizar decoração natural, não monte o arco com muita antecedência para que as folhas e flores não murchem. Dê preferência a espécies mais resistentes.