Vídeos aéreos, feitos por equipamentos radio controlados, são a nova tendência
Uma moda está literalmente em alta nos casamentos: o uso de drones, pequenas aeronaves controladas à distância, para a filmagem aérea do evento. O equipamento produz imagens fantásticas!
Uma tecnologia, que parece ter vindo direto dos filmes de ficção científicas, paira no ar sobre os casamentos modernos: os drones, pequenas aeronaves controladas remotamente, utilizadas para fazer filmagens aéreas do evento. O que antes só era possível com o uso de gruas enormes ou helicópteros, agora pode ser feito por esses pequenos veículos: vídeos em alta definição, feitos do alto, e tomadas incríveis que podem ir de centenas de metros de altitude até o nível do solo em poucos segundos.
De onde os drones vieram?
Além de práticos, os equipamentos são versáteis e pouco ruidosos (se comparados a um helicóptero, por exemplo), podendo entrar em ambientes fechados, como buffets e igrejas, capturando momentos do casamento em ângulos que eram praticamente impossíveis antigamente. A palavra drone vem do inglês e significa “zangão”. Essa tecnologia foi empregada inicialmente pelos militares na guerra, para realizar reconhecimento de terreno, espionagem e até ataques aéreos! Mas foi o uso pacífico que popularizou essas notáveis aeronaves rádio controladas.
Quanto custa um drone para casamento?
O preço para alugar um drone para filmagem de casamento varia de acordo com o tempo, o serviço contratado e a qualidade dos vídeos e o nível profissional, e costuma partir de R$ 1.000,00. O valor inclui o aluguel do equipamento e o trabalho do piloto, que comanda a aeronave do chão, no local do evento, com controle remoto. Hoje em dia é possível, inclusive, contratar drones para entregarem as aliançs ao noivos no altar! Os modelos geralmente são multicópteros – aeronaves com quatro ou mais hélices – movidos a bateria recarregável e com autonomia de voo entre 10 e 30 minutos (por isso, a empresa responsável costuma levar baterias de reserva e carregadores).
O fato é que os drones vieram mesmo para ficar. Atualmente, várias empresas aplicam outros usos para esses equipamentos, como serviços topográficos, policiamento, inspeção de áreas de difícil acesso, entrega de encomendas e até de pizza! O Brasil já está tem uma legislação específica que regulamenta o uso civil desses aparelhos. Enquanto isso, esses pequenos espiões aéreos “invadem” cada vez mais casamentos, festas de debutantes, aniversários etc., proporcionando imagens incríveis do evento.