Como Escolher as Músicas para Casamento
Definindo a trilha sonora da cerimônia
As músicas para casamento são um elemento fundamental em qualquer cerimônia. Ainda que as clássicas sejam sempre uma boa pedida, vale a pena os noivos discutirem quais canções eles gostariam de apreciar nesse grande dia.
Comece montando o roteiro da cerimônia, desde o corteje até a saída dos noivos. Em seguida, anote que música você e seu noivo gostariam que fosse executada em cada um desses momentos. Confira algumas dicas para escolher a trilha sonora perfeita para casamento:
Local da cerimônia
Se a sua cerimônia será realizada na igreja, tenha em mente que a playlist deverá ser adequada ao local. Em geral, músicas para casamento com tema religioso (sacras, hinos ou canções gospel) são uma ótima pedida. Você pode optar também por clássicas, mas é sempre bom confirmar com o celebrante (padre, pastor, etc.)
O Repertório do Casamento
ECAD Cobra Direitos Autorais em Festas de Casamento
Já no caso de a cerimônia ser celebrada no campo ou na praia, há uma maior versatilidade para a escolha de músicas mais diferentes e descontraídas. Canções contemporâneas e populares podem deixar o casamento com um ar mais pessoal, refletindo melhor a personalidade e o gosto dos noivos.
História dos noivos
Praticamente todo casal tem a “sua música”, aquela que marcou bons momentos na vida e no relacionamento de vocês, como um encontro, festa ou filme. Ela pode ser uma boa opção para tocar durante a cerimônia ou na primeira dança.
É importante que tanto a letra quanto a melodia sejam adequadas ao momento. Portanto, cheque com bastante cuidado as histórias e as traduções de letras internacionais. Certos ritmos também podem não ser adequados ou bem aceitos em igrejas e templos.
Quantidade de músicas para casamento
No casamento tradicional brasileiro, a cerimônia exige de seis a dez melodias, no total, para cobrir cada momento importante, como entrada da noiva, padrinhos, benção das alianças, etc. Atente-se, portanto, ao número de músicas escolhidas, a fim de evitar a falta ou o exagero. Você ainda poderá escolher algumas obras para serem tocadas durante a festa. É só combinar sua playlist antecipadamente com seu DJ ou músicos contratados.
Músicos
É importante checar o histórico da banda ou DJ e seu estilo musical predominante antes de contratá-los, para ter a certeza de que tudo sairá como esperado ao executarem as melodias escolhidas.
Para a cerimônia, há também a opção de contratar um coral, instrumentista ou cantores solo. Se você não encontrar o seu favorito, confira se a própria igreja não dispõe de um operador de som para tocar suas canções durante o evento.
É importante também conferir a infraestrutura (espaço, tomadas elétricas, etc.) e a acústica do local em que será realizada a cerimônia. Dessa forma, você evita problemas e garante que a música seja audível, mantendo-se em um volume agradável para os convidados. Na dúvida, converse com o profissional contratado para verificar esse item também.